domingo, fevereiro 21, 2021

Voo de passageiros mais curto do mundo dura apenas um minuto

Já imaginou ir até o aeroporto, embarcar numa aeronave, taxiar, decolar e voar menos do que dois minutos? Essa experiência é possível em uma das rotas da empresa aérea escocesa Loganair, conhecida por operar o voo regular de passageiros mais curto do mundo desde 1967. O recorde da rota é de 53 segundos.

A viagem de Westray para Papa Westray, na região das Orkney Islands, percorre um total de 2,7 quilômetros, o que significa uma distância menor do que o comprimento de muitas pistas de pouso e decolagem por aí. Para se ter uma ideia, as pistas do aeroporto de Guarulhos têm 3.000 e 3.700 metros, ambas mais longas do que o voo da Loganair.

Os serviços são vendidos a um preço de 7 libras esterlinas por trecho (algo em torno de R$ 55), e são operados diariamente com aeronaves do modelo Britten-Norman BN2B-26 Islander, uma aeronave com motor a pistão e asa alta. Um único piloto comanda a aeronave, que tem capacidade para oito passageiros.

Num futuro não muito distante, a Loganair deseja que o voo seja operado por aeronaves elétricas, já que é uma rota excelente para os testes-piloto da nova tecnologia.

Embora exótico, as ilhas não são o destino de férias ideal para a maioria das pessoas, já que não oferecem amplas atrações turísticas. Na verdade, o destino costuma ser mais explorado por professores e alunos de várias instituições, que exploram os 60 sítios arqueológicos em Papa Westray. Atualmente, não mais do que 100 pessoas residem na ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário