O vereador Peninha criticou nesta quinta-feira, dia 18, a AMPORT, entidade que agrega as empresas portuárias e acusou a mesma de ser a responsável pelo caos que vem acontecendo na Rodovia Transamazônica, trecho Campo Verde - Miritituba

Peninha disse que desde o funcionamento dos portos, as empresas portuárias veem usando a estrada provisória como corredor para o embarque de grãos e a AMPORT tem se preocupado em apenas fazer remendos nesta estrada de 8 kms. 

No verão a AMPORT contrata carro pipa para molhar duas vezes por dia e no inverno apenas tapa alguns buracos. Nunca se preocupou em preparar esta estrada para ser trafegável no verão e no inverno ou até mesmo asfaltar, disse Peninha 

"Essa estrada provisória, que foi construída pelo senhor Piauí, vem há mais de 8 anos servindo aos portos, e as empresas portuárias pouco fizeram para melhorar. Tem ladeiras, que quando chove, as carretas ficam atravessadas, interditando o tráfego. Em outros trechos, há lama e deslizamento, fazendo com que os caminhões muitas vezes saiam da estrada", alegou Peninha. 

O parlamentar lembra que a comunidade de Miritituba por diversas vezes, em reunião com representantes da AMPORT já pediu o asfaltamento desta estrada. "Eu próprio já apresentei na Câmara requerimento solicitando o asfaltamento desta estrada, entretanto, até hoje não foi atendido", disse.  

Inclusive, prosseguiu o edil, a AMPORT propalada em Miritituba que ofereceu dinheiro para o município asfaltar, o que não é verdade. Quem tem que asfaltar é a AMPORT, garantiu Peninha, pois recebe mensalidade dos seus associados. Esta entidade AMPORT, antes ATAP, fez um mundo de promessas quando da construção dos portos e pouco cumpriu e agora tenta jogar os caminhoneiros de encontro às autoridades municipais. 

"Hoje, o que estamos vendo, é uma estrada intrafegável, devido às constantes chuvas na região e enormes filas se formando em toda a estrada portuária, nas rodovias Cuiabá Santarém e Transamazônica, trecho de Campo Verde a Miritituba", prosseguiu Peninha. 

"Recebi várias ligações de caminhoneiros, que estão há mais de 10 dias parados, que estão sem local para tomar banho, fazer necessidades e até comer. 

É lamentável, que esta entidade mantida pelas empresas portuárias não esteja dando o mínimo de atenção a estes profissionais do volante, que vem de longe transportando grãos para exportação. 

Os caminhoneiros estão abandonados, gastando o que não tem para se manterem. 

Para ficar nos pátios (triagem) por muitos dias, vão ter que pagar diárias. É delicada a situação deles", afirmou Peninha, que pede providências urgentes, urgentíssimas da AMPORT e do Governo Federal para resolver o problema, pois o caos está implantado na região de Miritituba. "Este caso tem que ser resolvido urgente, para evitar um maior problema social na região", concluiu o Vereador. 

 Fonte: Assessoria do vereador Peninha Edição de texto: Jota Parente