quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Fiscais da Semas tocam terror no garimpo São Domingos, área branca

Fiscais que são servidores do Estado do Pará, da secretaria de Estado de Meio ambiente e Sustentabilidade, estiveram no garimpo São Domingos destruindo equipamentos e aplicando pesadas multas nos garimpeiros.

O citado garimpo fica em área branca, ou seja, que pode ser regularizada e já deveria estar regularizada, se o governo do estado e o governo federal não apenas reprimissem a atividade garimpeira.

Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Itaituba, o senhor Ricardo César Almeida da Silva (foto acima), presidente da comunidade de São Domingos, esteve usando a tribuna para pedir ajuda dos vereadores junto ao governo do estado, porque os fiscais ficaram de voltar, para terminar o trabalho que eles começaram.

Ricardo disse que os fiscais colocaram um produto dentro do motor que os garimpeiros usam para o seu trabalho, ligando o motor, que trabalhou até parar totalmente danificado.

Todos os vereadores mostraram-se solidários, assumindo o compromisso de fazer alguma coisa para que através do governador Helder Barbalho seja possível parar com esse tipo de ação.

O vereador Wescley Tomaz, representante da comunidade garimpeira na Câmara, classificou como um desserviço o que o governo de Helder Barbalho está fazendo para a região, e disse que isso representa uma total falta de conhecimento do governador a respeito dessa atividade.

Se o governador conhecesse a região, disse Wescley, ele saberia que essa é uma área branca que pode ser trabalhada, e que se trata de uma área onerada, ou seja, tem alguém que requereu há muito tempo a área mas não faz absolutamente nada na mesma.

O vereador disse também, que nunca ouviu falar que Helder Barbalho tivesse feito alguma coisa, falado com alguma autoridade de Brasília para tentar resolver essa questão das áreas oneradas.

Wescley disse ainda, que isso é inédito: a Semas do Estado está punindo garimpeiros que trabalham em área branca, enquanto o Ibama e o Icm-bio só fazem isso em áreas de reserva.

A Agência Nacional de Mineração, conforme informou o vereador Wescley, deverá dar uma solução para essa questão das áreas oneradas onde se pode trabalhar até o mês de março, o que está sendo aguardado com bastante expectativa pela comunidade garimpeira.

O garimpo do São Domingos começou a ser explorado no ano de 1963. Lá existem famílias que estão trabalhando há mais de 40 anos. E segundo o presidente Ricardo César, os garimpeiros não estão provocando danos ao meio ambiente.

Foi dito na sessão de ontem pelos vereadores que falaram a respeito do assunto, que é preciso acionar os dois deputados estaduais que representam Itaituba, Hilton Aguiar e Eraldo Pimenta, e o prefeito Valmir Clímaco, para fazer essa informação chegar ao governador Helder Barbalho, pedindo dele providências para evitar que isso volte a ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário