sexta-feira, janeiro 29, 2021

Licitação para implantação do aterro sanitário pode sair até março

A reportagem do blog do Jota Parente procurou o secretário de meio ambiente de Itaituba, engenheiro Bruno Rolim, para saber como andam as atividades da SEMMA, que é um das secretariais mais importantes de qualquer governo nos dias de hoje.

Blog do JP - Como estão os trabalhos na SEMMA nesse começo de ano?

Bruno Rolim - Estamos planejando uma gama de ações para esse ano, não somente licenciamento e fiscalização, mas, também ações de educação ambiental, implantação de áreas verdes municipais, melhoria na gestão de resíduos sólidos urbanos entre outros. Estamos estruturando a secretaria, com mais equipamentos e profissionais da área.

Blog do JP - Tem sido liberadas muitas licenças?

Bruno Rolim: Sim, apesar da pandemia, muitos estabelecimentos novos estão surgindo no nosso município, assim como os antigos tem conseguido se sustentar, sendo assim, muitos processos estão sendo protocolados e analisados para deferimento ou não pela secretaria.

Blog do JP - Licenças para novas atividades tem sido muito solicitadas? Na mesma proporção, ou mais que ano passado?

Bruno Rolim - Basicamente teve um leve aumento, estamos vivendo um momento ímpar aqui em nosso município, a área portuária está crescendo bastante e os olhos do Brasil e do mundo se voltaram para nossa cidade, grandes projetos estão para vir para nosso município e assim, muitas empresas estão vindo e se instalando aqui. Isso faz com que a procura de licenciamento ambiental para novas atividades tivesse um leve aumento.

Blog do JP - Como está o ritmo de licenciamento de garimpos?

Bruno Rolim: Nesse ano, criamos a diretoria de mineração, para ajudar os garimpeiros a se legalizarem, é uma diretoria de fomento, então estamos estruturando duas caminhonetes para fazer ao mesmo tempo, fiscalização e incentivar os garimpeiros a se legalizarem e se organizarem em cooperativas.

Blog do JP - Em que estágio se encontra o processo de implantação do aterro sanitário de Itaituba?

Bruno Rolim: Estamos na fase final de projetos, para assim dar início ao processo de licitação. Acredito que até março o processo estará finalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário