quinta-feira, novembro 19, 2020

Vereador Davi Salomão: "tem gente que teve ameaçado seu cargo público para não ser candidato"

O vereador David Salomão saiu bem votado da eleição, mas, não chegou a se reeleger. O blog conversou com ele sobre o resultado do pleito de domingo passado.

Blog do JP – Cada eleição tem as suas particularidades, e a eleição passada não foi diferente. O senhor foi menos votado que na eleição na qual se elegeu. O que aconteceu?

Vereador Davi Salomão – Lamentavelmente, nosso partido não se estruturou de forma adequada para essa eleição, apesar de termos um candidato concorrendo ao cargo majoritário. Mas você pode observar os números de partido aliado que estava junto conosco, como o PSB que fez dois vereadores.

Isso daí não é comum acontecer. Geralmente a chapa do majoritário é a chapa mais forte e ela elege mais candidatos. Isso não aconteceu. É uma questão de trabalho.

O adversário partiu pra cima dos nossos pré-candidatos, e todo mundo sabe o que ele fez. Tem gente que foi ameaçada, tem gente que teve ameaçado seu cargo público para não ser candidato. Isso aconteceu. A gente sabe disso.

Estamos tranquilos, agradecendo a população pelos 830 votos que tivemos, ao cidadão que acredita no projeto, e dizendo claramente que vamos continuar acreditando e defendendo aquilo que achamos que é melhor para o município de Itaituba.

Blog do JP - A partir do dia primeiro’ de janeiro quando, o senhor não será mais vereador. Começa aí sua campanha para próxima eleição?

Vereador Davi Salomão - Eu acho que a gente começa o trabalho, um trabalho de reorganização, um trabalho de reestruturação partidária até a eleição estadual que virá, e da qual nós estaremos participando de forma ativa do processo.

Acreditamos que é fundamental que Itaituba possa fazer a comparação dos projetos. E o resultado agora que foi das urnas, o resultado ele vem acompanhado de uma cobrança, e eu tenho certeza quase que absoluta, que as expectativas serão frustradas.

Nós iremos trabalhar para mostrar que o modelo de desenvolvimento que está aí colocado não é compatível com as necessidades do município. Temos um projeto diferente e queremos apresentar ele para nossa sociedade.

Blog do JP - O senhor é neto de político, sobrinho de político ou de políticos. A política está no sangue, vem no DNA da família...

Vereador Davi Salomão - A gente tem essa origem e eu adoro a política, gosto da política. Muita gente se disse surpresa com a minha reação diante do resultado. Eu me preparei para ganhar, me preparei para qualquer resultado. Foi uma grande experiência poder participar da Câmara Municipal de Itaituba, e nós continuaremos militando na política de forma firme e corajosa, mesmo sem a tribuna. Não é fácil.

Não é fácil enfrentar a estrutura de poder, não é fácil enfrentar o poder econômico, mas, a gente fez isso e quase consegue chegar.

Blog do JP - Fazer oposição ao poder dominante é complicado?

Vereador Davi Salomão - Num cenário e numa conjuntura onde a perspectiva de vitória do seu candidato na eleição majoritária é pequena, mais complicado ainda. Você observa que foram 12 mil votos dados ao nosso candidato. Foi dentro desse universo que a gente trabalhou. A expectativa de vitória, caso fosse uma eleição polarizada, equilibrada, com 50% para cada um, com certeza eu teria conseguido.

As pessoas têm querem participar da estrutura de poder, porque você sabe, aqui no nosso município de Itaituba há muita carência de emprego. Trabalha na Prefeitura é o sonho de muita gente. Elas têm essas expectativas. Vou apostar nesse daqui, porque é esse o prefeito que vai ganhar e eu preciso estar do lado de alguém que ganhe. É assim que eu avalio.

Blog do JP - A chanceler Ângela Merkel, da Alemanha, diz que a democracia é feita também por bons perdedores. O senhor concorda?

Vereador Davi Salomão – Sim, ela tem razão. Alguém tem que ganhar e alguém tem que perder. Fizemos bem o nosso combate, estamos aí e vamos dar voz essa minoria. São mais de 12 meses eleitores, mas que são eleitores do município de Itaituba, que representam uma parcela significativa dos eleitores de município.

E como eu disse, às vezes, o resultado das urnas, depois revela outras coisas. Você tem até um exemplo aí do governador do Rio de Janeiro, com 66%. Veja onde está hoje. Onde é que está Sérgio Cabral? E a gente tem uma semelhança muito grande nos dois casos.

Blog do JP – Alguns vereadores que se elegeram pela situação, reclamaram em alto e bom tom, que nunca se viu antes, tanta compra de votos como nessa eleição. O senhor teve oportunidade de constatar isso?

Vereador Davi Salomão - Se eu tivesse constatação disso, eu denunciaria. Não faz parte da regra do jogo, mas a gente observou uma falta de fiscalização muito grande. Muita gente falando, falando. Eu sou advogado e sei que não é só falar, a gente tem que falar e provar, entendeu? Tem que ter comprovação, a prova, para a gente não ser leviano.

Blog do JP - Saindo desse campo político, terça-feira (17), a comunidade santarena, e porque não dizer, de todo o Oeste do Pará, perdeu um grande nome da advocacia, Ubirajara Bentes Filho, um grande advogado, uma grande pessoa e um grande cidadão, ex-presidente da subseção da OAB em Santarém. Mais uma liderança que é levada pela Covid-19...

Vereador Davi Salomão – Lamentavelmente, isso aconteceu. A gente deixa aqui nosso pesar, nossos pêsames à família do Birinha, que foi meu professor, e uma grande uma grande amizade, camarada muito gentil, muito alegre, irmão do Ronaldo Campos, ex-prefeito de Santarém.

Perdemos muitas pessoas para essa pandemia, lamentavelmente. Isso só vem mostrar uma fragilidade muito grande no nosso sistema de saúde, que precisa de mais investimento, mas não é só isso: a humanidade tem que ter o entendimento de que é preciso a gente estar sempre atento e solidário com os outros, vivendo em paz. A gente precisa de união para enfrentar as dificuldades.

Nota da editoria do blog do Jota Parente: No mesmo dia, o vereador Davi Salomão apresentou um requerimento verbal, que foi aprovado, para que a Câmara enviasse uma moção de votos de pesar pela morte do advogado Ubirajara Bentes Filho.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário