quarta-feira, novembro 11, 2020

Vendas no varejo diminuem 1,7% em setembro

Após quatro meses de aumento consecutivo, as vendas no estado desaceleram


Após quatro meses de aumento consecutivo no volume de vendas, o comércio varejista do Pará vende menos em setembro. Com queda de -1,7%, varejo desacelera frente às altas dos meses anteriores. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (11) pelo IBGE.

Com as perdas da pandemia, que em março (-10,5%) e abril (-16,6%) pressionaram as vendas para baixo, o comércio sofreu grandes impactos. Em maio, quando iniciou sua recuperação, as vendas apresentaram alta significativa, chegando a um aumento de 39,8% no mês de junho e mantendo os altos índices nos meses seguintes. Agora, com aparente queda, comércio busca estabilização no volume de vendas.

O gerente da PMC, Cristiano Santos, avalia o cenário que se repetiu em vários estados do país: “trata-se de uma diminuição do ritmo de crescimento nos volumes do varejo nacional. A desaceleração é natural e representa uma acomodação, porque as quedas de março e abril foram muito expressivas, o que fez com que os meses seguintes de recuperação também tivessem altas intensas. 

A desaceleração é como se a série estivesse voltando à normalidade”, conclui.
Em relação a setembro de 2019, o comércio paraense cresceu 17,2%. No acumulado do ano, o crescimento foi de 7,2%.

O comércio varejista ampliado – que contempla Veículos e Materiais de construção – também teve taxa negativa em setembro. Com queda de 2,1% no volume de vendas, setores apresentam maiores dificuldades para se recuperarem dos prejuízos causados pela pandemia.


Fonte: 

Bruna Maria Araujo Dos Santos


 - IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário