quarta-feira, novembro 11, 2020

"O destino dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus"

Jota Parente
Jota Parente
      De acordo como informa o Tribunal     Superior Eleitoral (TSE), na eleição do     próximo domin go 147,9 milhões de   brasileiros deverão ir às urnas nos dias 15   (primeiro turno) e 29 (segundo turno) de   novembro para escolher seus   representantes municipais: 5.568   prefeitos, 5.568 vice-prefeitos e 57.942   vereadores.

O TSE estima que 750 mil candidatos disputarão essas vagas em todos os estados do país, exceto no Distrito Federal, onde não há eleições municipais. No meio de tanta gente podem existir diversos advogados, sapateiros, médicos, professores, farmacêuticos, policiais, jornalistas, psicólogos e muitos, muitos outros profissionais.

Os números são robustos, inclusive em Itaituba, que tem carca de 190 candidatos ao cargo de vereador e dois a prefeito.

Embora sejam apenas dois os candidatos a prefeito, a proibição de coligações na eleição para vereadores fez com eles sejam muitos.

Como diz o velho ditado, chegou a hora de saber quem tem garrafas secas para vender. Todos estão correndo atrás de votos, tentando fechar compromissos que resultem em sufrágio no dia da eleição.

Por conta disso, a sessão de hoje na Câmara foi de faz de conta. Só cinco vereadores deram as caras, e até o presidente da Mesa Diretora, Manoel Dentista, estava com pressa.

Ele abriu e fechou a sessão, mas, o vereador Peninha chamou sua atenção informando que não havia quórum para votações, mas, que isso não impedia que houvesse o uso da tribuna.

Manoel deu a palavra para Peninha, que também não estava lá muito inspirado, preocupado em tentar emplacar o nono mandato consecutivo. Falou pouco, disse menos ainda, e a sessão foi encerrada, durando menos de dez minutos.

Na primeira sessão da semana que vem, algumas cabeças baixas serão notadas. Aqueles que não se reelegerem vão começar a se despedir.

Eu faço uma projeção de que no GRUPO DA MORTE, que tem treze vereadores ex-vereadores e secretários, manterão seus mandatos, no mínimo sete e no máximo nove dos atuais.

No grupo do candidato Ivan D'Almeida é um tanto complicado fazer uma projeção mais confiável, todavia, vai continuar vereador, no mínimo, um dos dois vereadores com mandato, Manoel Dentista e Davi Salomão. Os dois tem boas chances de ficar no cargo.

Hoje um vereador do grupo de Valmir comentou comigo, que acha possível que o delegado Conrado se eleja. Segundo esse vereador, o delegado está bem cotado, capitalizando votos da parcela da população que não vota em Valmir, de jeito nenhum, nem em seus candidatos a vereador.

Olhando por esse prisma, faz sentido, mas, tudo vai depender do desempenho de Ivan D'Almeida nas urnas, pois quanto melhor ele for votado, maior será a chance de eleger mais vereadores. Quantos, só esperando domingo à noite chegar.

Sei que tem muite gente decepcionada com política no Brasil. Motivos não faltam, porém, deixar de participar do processo eleitoral, em vez de resolver, só faz piorar as coisas, porque é tudo que políticos corruptos querem é que nos mantenhamos alheios ao que acontece nos poderes da República.

"O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus", disse Platão. Então, se você não participa, quando as coisas derem erradas, não culpe a política, culpe a nossa falta de interesse por este tema de suma relevância ao qual não damos o devido valor.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário