terça-feira, setembro 08, 2020

O marasmo tomou conta das seções da Câmara


Com apenas dois candidatos confirmados para disputar a prefeitura em 15 de novembro, Valmir e Ivan, a Câmara Municipal de Itaituba está muito longe de empolgar. Há seções em que até a imprensa tem dificuldades de fazer matérias pela falta delas.

Valmir conta com 13 vereadores, um exército pronto para defendê-lo das estocadas da oposição, que são poucas, porque limitam-se aos discursos de um único vereador, Davi Salomão, e pouco incomodam o gestor.

Na condição de presidente do poder legislativo, e por seu perfil conciliador, o vereador Manoel Dentista só conta como da oposição para efeitos de campanha, pois, se manifesta pouco, e seu discurso, raramente tem por objetivo criticar o governo.

De vez em quando Peninha aparece com algum assunto novo para salvar a lavouro.

Antes da mais recente Reforma Política de 2016, que acabou com as coligações para eleições proporcionais, o prefeito de plantão sempre constituía maioria durante quase todo o mandato, mas, quando chegava o período eleitoral, muitos vereadores debandavam procurando o cabeça de chapa de sua preferência.

Nessa eleição de 2020, por falta de opções, os vereadores da base do prefeito foram todos para o partido dele. É uma mudança e tanto.

O resultado disso vê-se nas seções da Câmara, como na de hoje, na qual a imprensa entrou na expectativa de que a pauta rendesse alguma matéria, mas, saiu todo mundo de mãos vazias.

Pelo jeito, não deve mudar muito até o final do ano, uma vez que os que se reelegerem, usarão a tribuna para festejar, enquanto os derrotados chorarão as pitangas do malogro eleitoral.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário