segunda-feira, setembro 14, 2020

O HRT: governo precisa agilizar o seu funcionamento pleno


A secretaria municipal de saúde tem intensificado o seu programa de testagem de pessoas com suspeita de coronavírus. Em média são feitos quinhentos testes por semana, por isso nos últimos trinta dias Itaituba registrou mais de mil casos (novos) positivos da Covid-19.

A boa noticia é que na semana anterior a taxa de contaminação vinha caindo, e o número de pacientes internados por coronavírus, eram apenas oito, três na UPA e cinco no Hospital Regional. 

Outro dado muito importante é que nesta quinta, 10/09, há dez dias, o município não registra nenhum caso de óbito em consequência da Covid-19, o que também é uma excelente noticia. 

Depois de exatos dois meses de sua inauguração, cresce a cobrança da população para que o governo do estado, através da secretaria de saúde, determine o mais rápido possível a implantação de todas as especialidade previstas para funcionar no HRT. 

Atualmente, o Regional está atendendo somente paciente de COVID-19, e como falei  anteriormente, o Hospital Regional contava somente cinco pacientes internados, as demais alas  estavam completamente ociosas por falta de médicos especialistas.

No momento, o HRT conta somente com uma médica intensivista, mas segundo o coordenador da organização social que administra o hospital, Nos próximos dias está prevista a implantação dos serviços de ortopedia, neurologia e nefrologia.

A expectativa da população é que isso seja realmente confirmado, pois o Hospital Regional do Tapajós recebe em torno de oito milhões e meio de reais por mês do governo do estado e não é admissível que continue funcionando (apenas) como hospital de campanha para atender somente pacientes de covid-19. 

O governo do estado vende na sua propaganda oficial que o HRT já está em pleno funcionamento, mas, quem precisa de atendimento médico especializado sabe que isso não é verdade. 

Jornalista Weliton Lima - Comentário do Focalizando, quinta, 10-09-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário