terça-feira, setembro 22, 2020

HRT ultrapassa marca de 100 pacientes atendidos com COVID-19 e tem papel importante para a flexibilização da retomada das atividades na região


No último fim de semana, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, bateu a marca de 100 pacientes atendidos. A Unidade hospitalar vem fortalecido o enfrentamento e combate à COVID-19 na região do Tapajós, contribuindo para a decisão de flexibilização da quarentena e de retomadas de atividades na região. 

A unidade tem beneficiado não só a população de Itaituba, mas também os municípios de Novo Progresso, Aveiro, Rurópolis, Trairão e Jacareacanga, que integram a região.

Pela estatística do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HRT, a Unidade já atendeu 80 pacientes moradores de Itaituba e de regiões garimpeiras e distritos pertencentes ao município, 10 moradores de Rurópolis, 5 de Novo Progresso, 3 de Jacareacanga e também 3 pacientes da cidade de Santarém.

No presente momento, o HRT presta atendimento a 16 pacientes, sendo 10 em leitos da Clínica Médica e seis em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Diretora Administrativa, Amanda Sá, explicou como essa é uma quantidade expressiva. “Aqui no HRT não lidamos com números e sim com vidas. Os profissionais, que estão na linha de frente no combate a pandemia, são extremamente qualificados para oertar um atendimento digno, humanizado e de qualidade, salvando vidas”, resumiu.

 

Flexibilização

No dia 16 de setembro, o Governo do Pará decretou a alteração da cor laranja para a cor amarela, flexibilizando ainda mais as medidas de isolamento e retomada das atividades. Isso permite, por exemplo, aumento da capacidade de pessoas em estabelecimentos comerciais e religiosos.

A mudança das cores faz parte do plano de retomada das atividades econômicas, que o Governo tem utilizado para sinalizar as cinco fases de reabertura. A classificação corresponde ao risco de acordo com a quantidade de leitos disponíveis, taxas de testes e índices de contaminação da COVID-19 por cada região do Pará.

Douglas Comes

Nenhum comentário:

Postar um comentário