sábado, setembro 26, 2020

Foi excelente o programa sobre prevenção ao suicídio na Alternativa


Na manhã hoje, na Rádio Alternativa, o programa O Assunto é Este tratou de uma questão muito séria, que é o suicídio, cujo mês em que se chama mais atenção é o mês de setembro, denominado Setembro Amarelo. 

A psicóloga Nayra Kallilop esteve no estúdio respondendo às perguntas do jornalista Jota Parente, e também algumas questões de ouvintes. 

Com grande conhecimento da matéria, a psicóloga falou de transtornos mentais diversos, da necessidade de as pessoas procurarem ajuda profissional quando sentirem qualquer alteração relacionada a sua mente

 Falamos sobre a importância da prevenção ao suicídio. 

Esse é um assunto ainda pouco tratado de um modo geral, inclusive na rede de educação do país, e deveria ser tratado com muito mais frequência, dada a sua importância. 

O suicídio, todos os anos, é responsável pela morte de cerca de um milhão de pessoas no mundo todo e de cerca de 12.000 pessoas somente no Brasil.

95% desses suicídios acontecem motivados pelo mais comum de todos os transtornos da mente que é a depressão. Daí a necessidade das pessoas procurarem ajuda profissional assim que sentirem alguma coisa relacionada com algum transtorno mental.

É bom ressaltar, que transtorno mental não quer dizer em absoluto que a pessoa ficou maluca. Transtorno mental é uma doença que tem que ser tratada como qualquer outra doença pelos profissionais habilitados.

Quem tem pensamentos suicidas, deve ligar para o número 188 que é o serviço de valorização da vida. Lá aexistem pessoas habilitadas, pessoas preparadas para ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário