terça-feira, setembro 01, 2020

Bolsonaro diz que só aceitará recursos para Amazônia de países com mesmos ideais de democracia

 Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão em solenidade no Planalto no dia 28 Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Ontem, Mourão fez um apelo aos demais países integrantes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para que façam investimentos na floresta

BRASÍLIA — Um dia depois de o vice-presidente Hamilton Mourão fazer um apelo aos demais países integrantes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para que façam investimentos na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro declarou nesta terça-feira que só aceitará recursos para a região de países que tenham "exatamente os mesmos ideais de democracia e liberdade", sem citar nenhum deles.

Segundo o presidente, apenas dessa forma a floresta será "de fato" integrada ao Brasil. E defendeu investimentos na região "com recursos próprios". Alinhado ao presidente americano Donald Trump, Bolsonaro e aliados costumam ter uma posição crítica em relação à China, mas ele não citou o país asiático nesta terça-feira.

O presidente discursou no Palácio do Planalto durante lançamento do programa Norte Conectado, que busca levar conexão rápida de internet para os estados da região Norte com recursos federais. Dirigindo-se à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, passou a falar da Amazônia:

— É dessa forma, prezada Damares, que nós vamos integrando realmente a Amazônia, com recursos próprios. E, se um dia nós precisarmos de recursos de outros países, podermos aceitá-los, mas serão de países que tenham exatamente os mesmos ideais nossos, de democracia e liberdade. Somente dessa forma é que nós poderemos dizer que a nossa Amazônia, de fato, será integrada ao nosso país.

Bolsonaro continuou dizendo que a Amazônia trata-se da "região mais rica do mundo", que tem uma história — a "dos nossos antepassados, que lutaram bravamente para conquistá-la".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário