quinta-feira, agosto 06, 2020

Resenha da Câmara

A Câmara Municipal de Itaituba realizou, hoje, a primeira seção ordinária do segundo período legislativo de 2020. Casa cheia. Somente o vereador Peninha não esteve no plenário, mas participou através de vídeo.

Um decreto da presidência da Câmara faculta aos vereadores com mais de 60 anos, a possibilidade de gravar vídeo para ser exibido na hora da seção.

Projeto de lei de autoria do vereador Peninha foi apresentado hoje, pelo qual ele pede a criação de uma delegacia de política distrital em Miritituba.

Em sua fala, Peninha cobrou da Comtri a implantação de mão única na quarta e na quinta ruas da Bela Vista. Ele teve projeto de lei aprovado nesse sentido há alguns meses.

O edil fez referências ao ex-prefeito Edilson Botelho, que morreu vitimado pelo coronavírus, destacando sua importância na história do município como prefeito. O ex-assessor do vereador Dadinho, Manga Rosa, que também morreu vítima de Covid-19, foi lembrado por Peninha.

O vereador Jr. Pires defendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares, alegando que os alunos estão tendo prejuízo.

Ressaltou que deve ser ofertada a possibilidade para aqueles que não puderem ir, que continuem recebendo o ensino em casa.

“Em vez de radicalizar com a proibição da abertura das escolas nas duas modalidades propostas, ou seja, presencial e para aqueles que acham que correm risco, optaria pelo ensino não presencial, via plataforma de dados pela internet.

Seria razoável esse entendimento e compreensão, tanto do poder público, como do ensino privado e, ou, ensino público.

Vejo uma inversão de valores estratosféricos, casas noturnas, bares e congêneres sem nenhum tipo de fiscalização, tudo liberado.

Fácil de constatar nos finais de semanas na cidade, sem falar que as igrejas ainda continuam limitadas para funcionamento de suas celebrações na casa dos 30%. É preciso corrigir essa desigualdade!”, disse o vereador.

O vereador Diego Mota discordou frontalmente de seu colega Jr. Pires sobre volta às aulas presenciais.

Afirmou que não é hora de voltar de força açodada, tomando por base o que dizem as autoridades da área da saúde.

“Compreendo a situação das escolas, mas, é preciso pensar na vida. Os pais já responderam para as escolas que não querem que volte ainda, neste momento.

Talvez esse seja um ano perdido para a educação, mas, precisamos pensar nas consequências de uma volta apressada”, falou Diego.

Diego apresentou um requerimento para dar ao Ramal do Jacarezinho, nome do ex-vereador Diomar Figueira, que morreu recentemente.

O vereador Davi Salomão usou a tribuna da Câmara para informar que tem um projeto de lei pronto para apresentar semana que vem, pedindo que os servidores temporários tenham direito de receber décimo terceiro salário e demais direitos trabalhistas. Disse o vereador que esses direitos já são pagos em outras prefeituras.

A expectativa que fica é se os treze vereadores da base de apoio ao prefeito Valmir Clímaco votarão a favor, mesmo em ano de eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário