terça-feira, agosto 25, 2020

Não vai haver alteração do mapa original de Moraes Almeida, disse o vereador Dirceu Biolchi


A luta pela emancipação política de Moraes Almeida foi tratada na seção de hoje na Câmara Municipal de Itaituba, pelo representante do Distrito, vereador Dirceu Biolchi (MDB).

Com muito cuidado com as palavras, Dirceu conversou com a reportagem do blog após sua fala.

O cuidado foi para evitar melindres com quem quer que seja. De modo especial com seu colega de parlamento, o vereador Wescley Tomaz, que não compareceu hoje porque viajou para Belém.

Semana passada, o vereador Wescley usou a Tribuna para dizer que estava propondo a inclusão da região garimpeira do Crepurizão, do Crepurizinho e de outras comunidades garimpeiras adjacentes, em um novo mapa do distrito, para efeitos da emancipação futura, pois elas estão fora do mapa original.

A fala do vereador provocou algumas reações. Primeiro, porque tornaria a área total do futuro novo município, que um dia será criado, muito maior do que o município de origem, segundo, retirando os citados garimpos, a sangria seria muito grande na economia da área remanescente.

As comunidades em questão são totalmente favoráveis a pertencerem ao novo município por razões óbvias: ficariam próximas da nova sede, em vez de terem que se deslocar por cerca de 500 km até a cidade de Itaituba.

"O vereador Wescley é um grande parceiro nosso. Vamos trabalhar juntos nessa causa. Ele compreendeu as nossas colocações. A preocupação dele faz todo sentido. Infelizmente, não tem como mexer no mapa original", disse Dirceu.

Embora esse seja o desejo daquelas comunidades, fazer parte do futuro novo município de Moraes Almeida, o Comitê Gestor que trabalha pela emancipação do distrito, não aprovou a ideia.

Faz tempo que o Comitê Gestor tem observado com cuidado essa questão. A preocupação é não acontecer o mesmo que ocorreu com Tapajós e Carajás, que queriam deixar uma área muito pequena para o que restaria do Pará, caso a divisão tivesse sido aprovada no plebiscito.

Depois que o Jornal do Comércio na edição digital de semana passada, deu a notícia em todos os detalhes, a repercussão foi bastante forte.

O Comitê Gestor, do qual o vereador Dirceu faz parte, conversou com o vereador Wescley Tomaz, mostrando os motivos pelos quais não apoia aumentar a área. Wescley compreendeu a situação depois de todas as explicações, disse Dirceu.

Por enquanto não se fala mais no assunto.

Olhando o mapa com olhar analítico, constata-se que a preocupação de Wescley faz total sentido.

O blog traçou uma linha. Na parte extrema superior da linha, está Itaituba e na parte de baixo, Crepurizão.

Quem tiver alguma coisa para resolver depois que Moraes virar município, terá que passar por dentro da futura nova cidade, passar por Trairão, até chegar a Itaituba, pois não existe caminho alternativo.

O que aconteceu é que existem implicações na discussão da criação de uma nova unidade, que muitas vezes podem ir de encontro até ao que parece mais do que lógico, como é o caso.

Que é esquisito, é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário