segunda-feira, julho 20, 2020

Mais um colega da comunicação que a Covid-19 nos tira, Jorge Mário Cohen


comunicação santarena está de luto. Morreu nesta na madrugada desta segunda feira (20) o produtor de TV e  videomaker Jorge Mário Cohen, com passagem por várias emissoras de televisão na cidade.  Atualmente, prestava serviço para a TV Ponta Negra, afiliada do SBT. Cohen é mais uma vítima de covid-19.

De acordo com informações do site Jeso Carneiro, ele estava internado em UTI no HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), onde chegou há cerca de 1 mês. O HRBA é referência na região do Baixo Amazonas e Tapajós de casos graves de coronavírus.

O quadro clínico do videomaker se agravou bastante neste domingo, ao ponto dele não conseguir mais fazer a hemodiálise e tampouco a drenagem pulmonar. Apesar de receber doses mais elevadas de medicamentos, não resistiu e faleceu nesta segundafeira.

Santarém já contabiliza, até este domingo (19) 305 mortes causadas pelo novo coronavírus, conforme os números do boletim divulgado pela secretaria de saúde da prefeitura de Santarém. Pacientes infectados pelo coronavírus no município chegaram a 5.722 casos, dos quais quase 79% (4.519) foram recuperados.

Meu comentário: Conheci Jorge Mário Cohen muito de perto. Essa aproximação

Ao saber do falecimento do amigo de longa data, o comunicador Everaldo Cordeiro fez uma homenagem à Jorge Cohen. Acompanhe trabalho mais de perto, nos dois anos que fiz parte do quadro de funcionários da TV Tapajós. Perdemos um profissional de grande talento, e um grande ser humano.

Vá em paz, amigo.

Jota Parente

A homenagem de Everaldo Cordeio a Jorge Mário

“A televisão santarena está de luto”. 

Sim, Jorge Cohen começou servindo cafezinho na TV Tapajós, foi o que cresci ouvindo.

Não dá pra ter minha vida e a de muitos sem ter o Jorge… Se o assunto era TV muitas e muitas vezes chamei, recorri ao Jorge. Como testemunhas: Dinho Ferreira, Ercio Santos, Jarlisson Linhares, Joelma Viana, Leíria Ferreira, Lucineide Pinheiro, Rosa Luciana Rodrigues, Sel Machado Monteiro, Socorro Carvalho.

Ele, além de namorar, noivar e casar com minha única irmã, deu-nos com ela um casal de sobrinhos gêmeos que nos encantaram desde a concepção e descoberta que a mana Maria Audirene Cordeiro estava grávida, e de gêmeos! Sarah Maria a cara da mãe e Jorge Manoel a cara do pai.

Mas, para além dos laços de família, pelos quais estaremos ligados para sempre, como lembra o querido Udirley Drumond Andrade Silva, os laços da televisão e religião me uniram ao Jorge. Ele sabia televisar e nos televisionou.

Em resumo pra não me estender…

Além de fazer de minha irmã uma excelente repórter a ganhar rede nacional e fazer de meu irmão Geraldo Cordeiro, cinegrafista e editor, Jorge Mário me proporcionou com sua presença e assessoria:

***A primeira propaganda de TV para o nosso Cristoval 90, na TV Ponta Negra.

*** A primeira reunião para pensarmos uma TV Católica em Santarém para a constituição da TV Vida em 1997. Estava Adriana Lins, Cynthia Camargo, Dira, Leíria, Padres Auricélio Paulino e Valdir Serra.

*** A primeira transmissão na íntegra do Círio de Nossa Senhora da Conceição por uma TV local. E o fizemos. O Historiador Padre Sidney Canto estava conosco e é testemunha.

*** Ao assumirmos a TV Encontro como Renovação Carismática Católica. Savio Lima na Direção Administrativa e eu na Direção de Programação nos anos 2008 e 2009.

*** Quando assumi à convite de Dom Flavio Giovenale a Direção da TV Encontro em 2017 – 2018 e construímos com Padre Ademar Ribeiro e Bruna Tássia Vieira, lá estava eu chamando o Jorge e ele sempre dizendo sim.

Porém,  chegou o Dia de hoje. 20/07/2020 – Dia da Amizade. Dia que escolhi para a Visitação Live porque foi o Dia que Dom Tiago foi sepultado na Catedral de Santarém depois de quase três dias de Visitação ao seu corpo carinhosamente velado por uma multidão.

Neste dia fundamos também em 2002 o Clube do Ouvinte (ou20) da Rádio Rural de Santarém.

E hoje, antes das 3 horas da manhã aconteceu a Páscoa, passagem do amigo e irmão para a Casa do Pai Eterno.

Em 2015, a Televisão e a Fé me uniram mais uma vez ao Jorge Mário Cruz Cohen. Estava lançando o CD Visitação no Espaço Pérola do Tapajós, com transmissão ao vivo pela nossa Rádio e TV. Era o Cristoval e Jorge havia sido transferido em situação grave em UTI Móvel para Belém para operar o coração. Vivi aquele Cristoval por ele, na intenção dele. O milagre aconteceu. Eu creio em Milagres! 

Na volta, Jorge nos procurou na Rádio Rural para fazermos um Programa na Televisão. Contou-nos, testemunhando que havia recebido a Visitação de Nossa Senhora no Hospital em seu momento mais difícil. Ela esteve como uma enfermeira negra que ninguém nunca viu, só ele. Lembrou da filhinha que havia ido para o Céu com anjo antes dele e acreditou ser Obra de Deus sua cura.

Depois, papai ainda estava conosco e Jorge esteve em casa, pois era considerado como filho por seu Geraldo e dona Raimunda… (lágrimas intensas). Seu testemunho deixou papai, que em 2017 faria sua Páscoa, muito feliz.

Deus sabe como rezamos por esse quase um mês com mamãe para que a cura e a restauração da saúde do Jorge acontece. As missas diárias da TV Encontro oferecíamos na intenção dele. E isso partilhei com a Diretora nossa irmã Maria Bitar.

Porém, como dizia Dom Tiago: “Meu filho, viver é lutar, Vitória só 5 minutos depois da morte”. 

Querido Jorge, esta noite que virá logo mais, em que consagro à Deus e Nossa Senhora, será também em tua memória. 

Do Céu, pede por nós. 

E aos amigos e amigas aqui do Facebook peço orações por minha mãezinha a quem poupamos devido a idade, doenças e complicações cardíacas, darmos notícias assim.

Deus esteja e seja sempre conosco.  

 

 

Adriano informou que tem havido uma média de cinco mortes por semana relacionadas com a doença, e que os novos casos também apresentam uma melhora.

 

Hoje, disse o secretário, dezenove pessoas encontram-se internadas no Hospital Regional do Tapajós, das quais, seis estão na Unidade de Terapia Intensiva.

 

Voltando a covid-19

O secretário Adriano Coutinho terminou a quarentena no final da semana que passou, depois de ter testado positivo.

 

Perguntado pela reportagem sobre os feitos da Covid-19, ele respondeu que não teve perda de paladar, nem outros sintomas da doença, porém, ressaltou que que sentiu muita fraqueza no corpo, e que isso o incomodou muito nos dias em que esteve doente.

 

Boletim de hoje

 

O boletim de hoje, da SEMSA, informa que o número de mortos pelo coronavírus, em Itaituba é 71. Os casos confirmados somam 3.805, suspeitos, 2.151, notificados monitorados, 2.151, casos descartados, 2.841, dois casos em análise e 3.252 recuperados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário