quinta-feira, julho 23, 2020

Enquanto a população relaxa, a Covid-19 avança em Itaituba


Enquanto a população insiste em ignorar a pandemia, participando de aglomerações, frequentando baladas, sem se preocupar com o uso da mascará, o numero de óbitos pelo coronavírus, avança em Itaituba.

Já são setenta e cinco mortes, mas, as pessoas parecem insensíveis a essa tragédia.  

A taxa de letalidade da Covid-19, em Itaituba, é 1,9%. Isso representa pouco mais da metade do índice da média nacional, mas quando olhamos o numero de mortes por cem mil habitantes, o índice do município é quase o dobro da média nacional. 

Nos telejornais diários da TV Tapajoara, são repercutidas as mortes de pessoas mais conhecidas, como os saudosos Armando Miqueiro, Jota Camargo e o ex-prefeito Edilson Botelho, mas gostaríamos também, nesse momento, nos solidarizarmos com a dor de todas as famílias que perderam seus entes queridos nessa pandemia e dizer que cada vida perdida para esse vírus e um enorme sofrimento para muita gente.

Essa dor, infelizmente, não está sendo respeitada pela maioria da população de Itaituba.  

Diariamente é possível perceber que o uso da mascaras diminui cada vez mais, e com esse comportamento da população, os números de casos positivos e de óbitos estão entrando numa espiral de crescimento.

Apesar desses dados assustadores, aumenta a pressão pela volta das aulas presenciais. 

Eu, particularmente, acho  essa decisão uma temeridade; é expor os professores, os alunos e os familiares dos alunos a um risco que pode e deve ser evitado.

Apesar do prejuízo no calendário escolar desse ano, ele ainda pode ser salvo. A perda de uma vida, jamais será recuperada.

Weliton Lima, Jornalista 
Focalizando, 22.07.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário