terça-feira, junho 30, 2020

Prefeito de Manaus é diagnosticado com coronavírus

REUTERS/Adriano Machado

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), foi diagnosticado com Covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, mas está em boas condições e recebendo tratamento em um hospital da capital amazonense, informou a prefeitura.

Virgílio, de 74 anos, teve a doença diagnosticada na segunda-feira em um exame de rotina por meio de uma tomografia e está despachando normalmente do hospital, de acordo com nota divulgada pela prefeitura manauara.

"(O prefeito se encontra) hemodinamicamente estável, sem necessidade de uso de drogas vasoativas, mantendo boa saturação de oxigênio em ar ambiente, realizando VNI com boa resposta. Lúcido e orientado, recebendo medicações por via oral conforme protocolo institucional", disse trecho de boletim médico divulgado pela prefeitura.

VNI é um método de ventilação mecânica não-invasiva, informou o governo municipal, acrescentando que Virgílio, que participou de uma inauguração na segunda-feira com presença de público, permanecerá em observação por 24 horas.

"A prefeitura de Manaus informa que já cumpre todos os protocolos dos órgãos de saúde com monitoramento do secretariado e demais autoridades que tiveram contato direto com o prefeito de Manaus na inauguração", informou o governo da cidade.

"Mesmo havendo o distanciamento do prefeito com o público, a população que compareceu ao local, caso apresente algum sintoma, poderá buscar atendimento preferencial e fazer a testagem para a doença", acrescentou.

Manaus foi uma das cidades mais duramente atingidas pela pandemia de vovid-19 no Brasil, especialmente no início, e a prefeitura teve de cavar valas comuns no principal cemitério da cidade para dar conta do número de sepultamentos.

Mais recentemente, o governo municipal apontou uma melhora da situação --com uma queda expressiva nos números diários de novos casos e novos óbitos-- e desmontou um hospital de campanha que havia sido instalado para atender pacientes com o coronavírus.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Município na segunda-feira, Manaus tem 27.132 casos confirmados de Covid-19, com 1.771 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário