quinta-feira, maio 28, 2020

Hospital Regional de Santarém recebe respiradores e passa a ter 35 leitos de UTI para covid-19

Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebeu do Governo do Estado do Pará, oito respiradores, oito monitores cardíacos e 32 bombas de infusão. Com os equipamentos, o HRBA aumentou de 27 para 35 o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes com o novo coronavírus (Covid-19).

 

A Unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, é referência no tratamento de casos de Covid-19. Ao todo, possui 153 leitos e, com as adequações feitas, conta agora com 49 leitos exclusivos para atendimento dos casos relacionados a doença.

 

Para Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do HRBA, os investimentos no atendimento são primordiais para o enfrentamento dos casos do novo coronavírus. “Sabemos que a contaminação do coronavírus está se expandindo e o objetivo é reforçar o enfrentamento. Os equipamentos já foram montados nos leitos, e esta semana ainda serão disponibilizados para fortalecer a assistência a quem precisar. Importante ressaltar que é uma responsabilidade dividida, pois a população precisa cumprir as regras dos órgãos de saúde para que esses leitos não precisem ser usados. O melhor caminho é a prevenção”, afirma.

 

Já o secretário Regional do Governo do Pará, Henderson Pinto, reforçou a importância do apoio entre órgãos públicos. "Os aparelhos foram adquiridos pelo Governo do Pará, por meio de articulação com o Ministério da Saúde. Esse é espírito, uma união de forças para combater essa pandemia. Com esta entrega, fortalecemos os leitos do Hospital Regional, e assim, possibilitando salvar mais vidas”, diz.

 

44 pacientes recuperados

 

Até a manhã desta terça-feira (26/5), o HRBA, considerando um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, já alcançou a marca de 44 pacientes recuperados após internação relacionada ao novo coronavírus.

 

Desde o início de fevereiro, quando o assunto começou a tomar relevância no País e, após ser escolhido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e Ministério da Saúde como unidade de referência para atendimentos de Covid-19, o Hospital Regional adotou uma série de precauções necessárias antecipadamente. No dia 7 de fevereiro, realizou o primeiro treinamento com a equipe assistencial, simulando a chegada de paciente com suspeita de infecção grave. Com treinamentos contínuos, os colaboradores foram orientados sobre a identificação de caso suspeito, fluxograma de recebimento de pacientes e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

O Regional já realizou a instalação de tendas ao ar livre no jardim do hospital, para evitar aglomerações nas recepções do ambulatório de consultas, ambulatório oncológico, acolhimento e na hemodiálise, além da instalação de nove pias externas, para estimular usuários à importante tarefa de higienizar as mãos corretamente, antes de entrar no hospital, e espalhou dispensadores de álcool em gel por pontos estratégicos da unidade.

Anna Karla Lima

Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário