quinta-feira, maio 14, 2020

Com queda na arrecadação, prefeitura pode fechar secretarias e demitir servidores

Com a queda brusca e acentuada na arrecadação do município de Santarém, no oeste do Pará, as obras que estão em andamento poderão ser paralisadas, bem como os serviços essenciais, manutenção de ruas e ramais poderão ser suspensas.

O prefeito Nélio Aguiar (foto) informou à reportagem, se a situação não melhorar, caso não chegue ajuda financeira para o Município, infelizmente haverá demissão de servidores e algumas secretarias poderão ser fechadas.

“Até o momento não recebemos ajuda financeira, tivemos redução de receita e aumento de despesas, principalmente com EPIs e medicamentos usados no enfrentamento à pandemia do Covid-19”, afirmou o Prefeito Nélio Aguiar.

O prefeito informou que o município de Santarém já teve uma queda na arrecadação no mês de março, a situação vem se agravando, sendo que no mês de abril piorou. Mas a Prefeitura conseguiu manter a folha de pagamento do salário dos servidores, porém, está tendo sérios problemas para pagarmos nossos fornecedores.

“No dia 10 de maio, quando caiu o FPM, após o pagamento da folha e, após a transferência de recursos para a Câmara Municipal e para o pagamento do INSS, só tivemos uma sobra de 3 milhões de reais, valor que deu somente para pagar a coleta de lixo, que é um serviço essencial para não deixar a cidade suja; bem desse valor tivemos que fazer a completação do recurso do tesouro municipal para a OS que administra o Hospital Municipal e a Upa 24 horas, que é também uma atividade essencial, principalmente nesse momento de crise e pandemia”, disse Nélio Aguiar.

O chefe do Executivo municipal foi mais além, e disse: “A situação do Município é preocupante e essa falta de recurso para pagarmos os demais fornecedores, pode levar à suspensão de alguns contratos, suspensão da prestação de alguns serviços essenciais, como terraplanagem, aterro, manutenção de ruas, operação tapa-buracos, atraso no fornecimento asfalto, e tantos outros serviços importantes no dia-a-dia da Prefeitura que poderão ser prejudicados com essa queda na receita e queda na arrecadação do município de Santarém. Nossa esperança é que venha realmente um auxílio financeiro, pois até agora não recebemos apoio financeiro do governo do Estado e do governo Federal. Estamos conseguindo sobreviver com os próprios recursos da Prefeitura Se esse apoio financeiro não chegar a situação tende a se agravar e medidas amargas e drásticas vamos ter que tomar, como encerramento ou renegociação de alguns contratos, enxugamento da folha, redução na quantidade de servidores, encerramento de algumas atividades de secretarias, dependendo como a gente vai caminhar pelos próximos dias e se realmente o Município vai receber ajuda do governo Federal para que possamos manter os serviços essenciais em benefício da população”, finalizou.

Fonte: Portal Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário