quinta-feira, abril 09, 2020

Weintraub na Saúde

Verissimo Foto: OGlobo Luiz Fernando Veríssimo - Teorias sobre as causas do coronavírus se multiplicam como o próprio vírus, e vão desde que seria um golpe publicitário da cerveja mexicana Corona que deu terrivelmente errado até sua origem extraterrena, como parte de um plano para minar a defesa do nosso planeta contra uma futura invasão de alienígenas. Falando sério: 

a teoria mais difundida no momento é a de que a pandemia teria a ver com a proliferação de novas torres de telefonia móvel, 5G, que de alguma maneira espalhariam o vírus. 

Dizem que não é coincidência o fato de as primeiras antenas 5G, mais potentes do que as 4G que substituem, terem sido instaladas na China, onde a pandemia começou, antes de qualquer outro lugar do mundo. 

Cientistas garantem que uma ligação entre ondas de telefonia sem fio e vírus galopantes é impossível e que nem a coincidência existe, pois os primeiros postes 5G foram erguidos na Inglaterra, não na China. Mas numa hora destas quem é racional? A teoria das 5G prospera, e já houve até ataques a torres inocentes.

Mas em meio a nuvens negras surgem nesgas de otimismo solar. Como nas Bolsas de Valores internacionais, onde depois de semanas e semanas de desesperança e prejuízos causados pelas más notícias de cada dia, esta semana tudo mudou, e todas subiram. 

Impulsionadas por boas notícias, como a de menos mortes em lugares mais atingidos pelo vírus, mas principalmente pelo que alguém chamou de “sentimento” das Bolsas de que a coisa começou a melhorar. Se ainda não temos razão para comemorar algo de concreto na guerra contra o coronavírus, podemos pelo menos nos agarrar a esta abstração quase mística, um “sentimento” do capital especulativo.

Quanto ao sai não sai do Mandetta do Ministério da Saúde, não sei se é verdade ou se eu que inventei, mas chegamos perto de um golpe palaciano quando Bolsonaro & Filhos anunciaram sua escolha para substituir o Mandetta na Saúde, o Abraham Weintraub. 

Metade dos generais escandalizados ameaçou depor o Bolsonaro & Filhos na hora, e a outra metade sugeriu prisão domiciliar. Continuou o Mandetta. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário