sábado, abril 18, 2020

Vídeos mostram desespero em Manaus

https://www.youtube.com/watch?v=EnPKMkFgMjo&feature=youtu.be

O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) encaminhou à Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Leda Mara Nascimento Albuquerque, um ofício solicitando que o Ministério Público (MP-AM) encaminhe às autoridades de segurança um pedido de colocação imediata de policiais militares para resguarda a vida dos que estão trabalhando nas unidades de saúde de Manaus e do interior.

O Simeam alega que diante do quadro de avanço da pandemia do novo coronavírus, a demora do Estado em dar respostas rápidas no combate da Covid-19, bem como a falta de estrutura, leitos hospitalares necessários para o atendimento e internação, pessoas não estão conseguindo o atendimento de urgência e emergência que o caso necessita, chegou ao conhecimento do sindicato “que muitos dos acompanhantes, no desespero de estarem vendo seus ente queridos sem o devido atendimento, estão ameaçando, e constrangendo não só os médicos, mas a todos que estão trabalhando nas unidades de saúdes da capital”.

O ofício pede, “para evitar futuras ameaças ou algo pior”, que seja encaminhado ao comando da Policia Militar do Amazonas e da Secretária de Segurança Pública do Amazonas, “por fim ao Governo do Estado do Amazonas”, requerimento para que seja colocada de imediato, policiais militares para resguardar a vida dos que estão trabalhando”. E termina dizendo que “no estágio atual da pandemia, que vem crescendo o número de casos devemos tomar todas as precauções possíveis”.

Desespero

Três vídeos gravados por moradores de Manaus e publicados pelo UOL mostram o desespero da população diante da falta de atendimento médico em unidades públicas de saúde da cidade, em meio à pandemia do novo coronavírus.

O UOL informou que a veracidade dos vídeos foi confirmada com três fontes médicas e com uma pessoa que gravou uma das três filmagens e que todas as situações foram flagradas na noite de sexta-feira para sábado em unidades sob a responsabilidade do governo do estado.

A primeira gravação foi feita por Wollace Lima. Ele mostra o pai deitado em maca no SPA de São Raimundo, na zona oeste de Manaus. “Negligência médica aqui. Meu pai morrendo aqui. Não leito. Não tem urgência. Não tem enfermeiro. Não tem nada”, diz ele no vídeo.

Na gravação vê-se outros pacientes deitados em leitos próximos a uma recepção e não dá visualizar profissionais de saúde nas proximidades. Por volta das 1h deste sábado, Wollace informou que seu pai havia morrido. A causa da morte não foi revelada.

Em outra filmagem, também no SPA São Raimundo, um jovem permanece desacordado em uma cadeira de rodas na entrada da unidade de saúde, enquanto seus parentes se desesperam e gritam por atendimento médico. “Como é que não tem médico aqui?”, pergunta um rapaz de camisa amarela. Pouco depois surge um profissional de saúde que permite que os rapazes entrem com o paciente no local.

Em desespero, outros moradores chegaram a quebrar uma porta de vidro do SPA São Raimundo. A
reportagem do UOL apurou que, por volta das 19h, só havia um clínico geral para atender todos os pacientes.

Médicos manauaras ouvidos pelo UOL afirmam que a revolta da população está direcionada aos
alvos errados. Especialistas de outras áreas, a exemplo de pediatras, estão atendendo casos suspeitos de covid-19 por causa da falta de clínicos gerais nas unidades de Manaus. “E mais uma vez a população acha que a culpa do caos é do médico. Somos reféns desse caos”, afirma uma médica, que pediu para não ser identificada. Há relatos de unidades de saúde que não estão abrindo para atendimento porque não há médicos, diz o UOL.


Leia mais em: https://18horas.com.br/amazonas/videos-mostram-desespero-em-manaus-medicos-pedem-policia-nas-unidades-de-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário