quinta-feira, abril 16, 2020

É o fim da economia mundial, como nós a conhemos até hoje

A container ship in Qingdao, China. One way the coronavirus may change the world economy is in making countries re-examine their reliance on far-flung supply chains.The New York Times -  Quando grandes convulsões acontecem na economia , as implicações tendem a levar anos para se desenrolar, e suas direções são imprevisíveis.

Quem pensaria que uma crise iniciada com a inadimplência nos subúrbios americanos em 2007 levaria a uma crise fiscal na Grécia em 2010? Ou que um colapso do mercado de ações em Nova York em 1929 contribuiria para a ascensão dos fascistas na Europa na década de 1930?

A economia mundial é uma rede infinitamente complicada de interconexões. Cada um de nós tem uma série de relações econômicas diretas que podemos ver: as lojas das quais compramos, o empregador que paga nosso salário, o banco que nos faz um empréstimo à habitação. Mas depois de obter dois ou três níveis, é realmente impossível saber com confiança como essas conexões funcionam.

E isso, por sua vez, mostra o que é é mais preocupante na calamidade econômica que acompanha a disseminação do novo coronavírus.

Nos próximos anos, aprenderemos o que acontece quando essa rede é destruída, quando milhões desses links são destruídos de uma só vez. E abre a possibilidade de uma economia global completamente diferente daquela que prevaleceu nas últimas décadas.

"Por mais que eu espere que possamos recuperar a atividade econômica, isso é apenas o começo do nosso problema", disse Adam Tooze, historiador da Universidade de Columbia e autor de "Crashed", um estudo dos extensos efeitos globais da ondulação. da crise financeira de 2008. "Este é um período de incerteza radical, uma ordem de magnitude maior do que qualquer coisa com a qual estamos acostumados."

Seria tolice, em meio a tanta incerteza, fazer previsões excessivamente confiantes sobre como será a ordem econômica mundial em cinco anos ou mesmo em cinco meses.
Mas uma lição desses episódios de tumulto econômico é que esses surpreendentes efeitos colaterais tendem a resultar de fragilidades não tratadas de longa data. As crises podem trazer à tona questões fáceis de ignorar nos bons tempos.

Um candidato óbvio nesse turbilhão é a globalização, na qual as empresas podem movimentar a produção onde quer que seja mais eficiente, as pessoas podem embarcar em um avião e ir a quase qualquer lugar, e o dinheiro pode fluir para onde quer que seja usado da melhor maneira possível. A idéia de uma economia mundial com os Estados Unidos em seu centro já estava desmoronando, entre a ascensão da China e a própria mudança da América em direção ao nacionalismo.

Há sinais de que a crise do Covid-19 está exagerando e possivelmente cimentando essas mudanças.

"Haverá uma reconsideração de quanto um país quer depender de qualquer outro país", disse Elizabeth Economy, membro sênior do Conselho de Relações Exteriores. "Não acho que fundamentalmente esse seja o fim da globalização. Mas isso acelera o tipo de pensamento que vem ocorrendo no governo Trump, de que existem tecnologias críticas, recursos críticos, capacidade de fabricação de reserva que queremos aqui nos EUA em caso de crise. ”

Considere apenas algumas evidências para os fundamentos enfraquecidos da globalização.

O ministro das Finanças da França orientou as empresas francesas a reavaliar suas cadeias de suprimentos para se tornarem menos dependentes da China e de outros países asiáticos. 

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA disse que apreenderá as exportações de certos suprimentos médicos. E na sexta-feira, a senadora Lindsey Graham sugeriu que os Estados Unidos deveriam punir a China por não conter o vírus, cancelando a dívida que o governo chinês possui - um passo que arriscaria o papel dos títulos do Tesouro dos EUA como a base do sistema financeiro mundial.

Mesmo antes do ataque do coronavírus, os limites da globalização estavam se tornando mais claros.

Comércio como parte da G.D.P. global atingiu o pico em 2008 e tem diminuído desde então. A eleição do presidente Trump e o início de uma guerra comercial com a China já haviam feito as empresas multinacionais começarem a repensar suas operações.

"Acho que as empresas estão falando ativamente sobre resiliência" (capacidade de se recuperar e voltar ao estado anterior), disse Susan Lund, parceira da McKinsey que estuda a interconexão global. "Até que ponto as empresas estariam dispostas a sacrificar a eficiência trimestral pela resiliência a longo prazo, sejam desastres naturais, crise climática, pandemias ou outros choques?"

Ela prevê não apenas uma retirada em larga escala do comércio global, mas uma mudança para os blocos regionais de comércio e uma ênfase maior em que as empresas construam redundância em suas redes de suprimentos. Os governos provavelmente insistirão em que certos produtos, como produtos farmacêuticos e equipamentos médicos, dependam mais da produção doméstica, dada a atual disputa global por esses itens.

A China reorientou sua estratégia econômica, com o objetivo de não ser um centro de fabricação de baixo custo para o mundo, mas o fabricante de produtos tecnologicamente avançados, como aeronaves e equipamentos de telecomunicações. Isso tornou americanos, europeus e japoneses ainda mais relutantes em ter grandes operações na China, por medo de roubo de propriedade intelectual.

Sob o governo Trump, os Estados Unidos sofreram tensão até com aliados tradicionais da Europa Ocidental. Coloque tudo isso junto, e uma mentalidade de cada nação por si já estava se arraigando antes do Covid-19, de uma maneira que a pandemia parece estar reforçando.

"O que normalmente acontece depois de uma crise como essa é que as pessoas falam sobre novas eras e como o mundo pós-pandemia será diferente", disse Ruchir Sharma, estrategista global da Morgan Stanley Investment Management. "Desta vez, acho que as tendências que já estavam em movimento antes desta pandemia serão aceleradas."

Em um episódio passado de desglobalização - o desenrolar do comércio global que ocorreu em meio à Primeira Guerra Mundial e à epidemia de gripe de 1918 -, houve também uma reformulação do sistema financeiro global, com a libra britânica perdendo sua preeminência.

Esse tipo de coisa também poderia acontecer plausivelmente desta vez, mas os sinais iniciais apontam para o outro lado: em direção ao dólar se tornar ainda mais arraigado no centro do sistema financeiro global.

O Federal Reserve dos EUA abriu linhas de swap com 14 bancos centrais no exterior - o que lhes permite injetar dólares em seus sistemas bancários domésticos - e iniciou um novo programa que permite que outros países obtenham dólares comprometendo títulos do Tesouro como garantia. Essas medidas estão ajudando a garantir que a escassez global de dólares não paralise a economia mundial.

As autoridades européias têm relutado em tomar medidas que tornariam o euro mais central ao sistema monetário mundial, como a emissão de títulos que são garantidos em conjunto pelos países da zona do euro. E a China relutou em reformular seu sistema financeiro para se tornar mais crucial para o comércio mundial, como permitir o livre fluxo de capital dentro e fora da moeda.

Mark Carney, ex-presidente do Banco da Inglaterra, proferiu um discurso influente para colegas banqueiros centrais em agosto passado, argumentando que o atual sistema monetário e financeiro internacional, com sua profunda dependência do dólar, era insustentável. Mas a pandemia pode estar entrincheirando esse sistema defeituoso.

"O sistema do dólar é inerentemente instável, mas a bicicleta também", disse Tooze, historiador. "Eles são instáveis, mas se você é um piloto experiente deles, eles são ótimos. E o Fed demonstrou que é um piloto habilidoso da bicicleta de hegemonia do dólar. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário