terça-feira, abril 28, 2020

América Latina está 'como a Europa há seis semanas', diz Organização Pan-Americana de Saúde

Membro da família e funcionário de funerária carregam caixão com o corpo de uma mulher que morreu em casa durante o surto de coronavírus em Guayaquil Foto: Vicente Gaibor del Pino / Reuters/31-03-2020 Segundo diretora da Opas, há mais casos na região do que o informado pelos países

WASHINGTON — A América Latina está como a "Europa há seis semanas" em relação ao avanço do novo coronavírus, portanto se espera um crescimento do número de casos nas próximas semanas, alertou nesta terça-feira (28) o vice-diretor da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa.

Para a diretora da Opas, Carissa F. Etienne, só o aumento dos testes permitiram ter um melhor diagnóstico da situação. De acordo com a organização, os países mais afetados com novos casos na semana passada foram — além dos Estados Unidos — Brasil, Canadá, Equador e México.

— À medida em que aumentam os testes, os países começam a atualizar seus números para confirmar o que esperávamos há muito tempo: a carga da Covid-19 em nossa região é maior do que as autoridades de saúde puderam informar nas semanas anteriores —  afirmou Etienne.Barbosa indicou que "o que se pode esperar para as próximas semanas é o crescimento do número de infectados"

. Segundo um balanço da AFP, que não inclui Estados Unidos nem Canadá, há cerca de 8.900 mortes na região e mais de 176 mil casos confirmados.

— Por isso é importante que os Ministérios da Saúde dos governos sigam com as medidas de distanciamento sem baixar a guarda — alertou Barbosa.

Em um momento em que a campanha de vacinação foi interrompida em muitos países, Etienne ainda fez um apelo para não atrasar essas intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário