segunda-feira, março 23, 2020

Vacinação contra a gripe inicia hoje

Pessoas acima de 60 anos são o alvo inicial da campanha que terá três etapas 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no Pará, organizada em parceria com o Ministério da Saúde, começa nesta segunda-feira (23) e prosseguirá até 22 de maio, com três etapas de imunização. A prevenção começa pelos grupos prioritários.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou, no domingo (22), a lista com os 32 postos exclusivos de vacinação contra o vírus Influenza (causador da gripe) para pessoas acima de 60 anos. 

"As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, municipais e estaduais, em todos os 144 municípios do Estado, além dos 32 novos postos que disponibilizaremos em Belém, exclusivamente para pessoas acima de 60 anos, para descentralizar a distribuição das vacinas e evitar aglomerações", informou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Haverá postos de vacinação em 11 supermercados e 15 farmácias, além do serviço de drive thru em seis estacionamentos de shoppings centers da capital. "Quem vai se vacinar nem precisa sair do carro. É um modelo inovador, para assegurar a menor exposição das pessoas acima de 60 anos. Essa ideia também será utilizada quando chegarem os kits de testes rápidos, que receberemos nos próximos dias, para diagnosticar o Coronavírus", disse Helder Barbalho.

Neste sábado (18), a Sespa realizou uma reunião com os profissionais residentes que vão atuar nos 32 pontos descentralizados da Campanha de Vacinação. Segundo Francinéa Castilho, coordenadora-geral do Núcleo de Estágios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (CCBS/Uepa), a campanha minimiza os riscos para os grupos prioritários. "É muito importante proteger a população dos riscos da Influenza, que pode ser perigosa, especialmente para esses grupos. Em tempos de Covid-19, uma ação como essa facilita o diagnóstico da doença, na medida em que podemos descartar a Influenza em pacientes com sintomas respiratórios", explicou.

A enfermeira residente Camilla Lisboa, que vai atuar na Campanha, ressaltou a importância da iniciativa de descentralizar os postos de vacinação. "O usuário não precisa ir a uma Unidade Básica de Saúde ou percorrer grandes distâncias para ter acesso à vacina, o que facilita muito e diminui a exposição e a aglomeração nas unidades no período vacinal. É uma proteção tanto para o usuário quanto para o profissional de saúde", ressaltou a profissional.

Diferencial - Segundo a coordenadora da Residência da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Ana Tereza Araújo, a união e atuação dos profissionais de saúde neste momento é um diferencial. "Além do conhecimento técnico, utilizado para informar e orientar a população dentro e fora dos hospitais, a empatia e doação dos profissionais está sendo fundamental para enfrentar o Coronavírus", assegurou Ana Tereza Araújo. O Governo do Pará já dispõe da estrutura necessária para a Campanha, que será realizada em quase 5 mil pontos de vacinação em todo o Estado.

Além de ressaltar a importância da adesão das pessoas que integram os grupos prioritários, o governador Helder Barbalho alertou sobre o perigo das fake news disseminadas pelas redes sociais. "Estavam enviando informações equivocadas sobre um cronograma que nunca existiu, organizado em ordem alfabética, de acordo com a inicial dos nomes dos idosos. Isso só serve para atrapalhar e prejudicar a população nesse momento. Fique atento ao nosso site e redes sociais para não retransmitir fake news", alertou.

Grupos prioritários - Os primeiros grupos prioritários para imunização, a partir desta segunda-feira (23), são pessoas acima de 60 anos - único público a ser vacinado nos 32 postos descentralizados - e profissionais de saúde, que devem procurar as Unidades Básicas até o dia 15 de abril.

A segunda fase da Campanha, a partir de 16 de abril, priorizará professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e doentes crônicos. Essa etapa prosseguirá até 8 de maio. A partir de 09 de maio, considerado o dia D da Campanha, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, população indígena e pessoas com deficiência. A vacinação prosseguirá até 22 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário