quarta-feira, março 04, 2020

O time que perdeu todas e foi declarado campeão

O campeão é...
- Até o ano de 1978 não havia emissora de TV em Santarém. Tempos em que a Rádio Rural comandava tudo e os radialistas eram verdadeiros astros na cidade, no interior e em cidades vizinhas.
- Era começo da década de 1970. A gente foi participar de um torneio na Vila de Arapixuna, que fica do outro lado do tapajós, entrando só um pouco. É bem perto da cidade, mas a gente atrasou, sei lá porque.
- Quando chegamos, estava para começar a primeira partida semifinal do torneio de futebol, muito tradicional no interior.
- O dono do torneio, era que mandava no pedaço. Chamou os representantes dos quatro semifinalistas e mais o árbitro para informar que o vencedor do primeiro jogo teria que enfrentar o time da Rádio Rural que chegara atrasado.
- Claro que os quatro times não acharam a menor graça, mas, não tinham outra coisa a fazer, a não ser acatar a decisão.
- Semifinal jogada, e lá foi o vencedor enfrentar o nosso time, que não era nada bom e perdeu a disputa para decidir o torneio.
- Realizada a final, o campeão comemorou muito, mas, por pouco tempo, pois, o chefe da comunidade sentenciou: “O campeão do torneio vai decidir o título com o time da Rádio Rural”.
- Protestos e mais protestos do campeão, que de nada valeram, porque o mandachuva não arredou o pé, e o vencedor teve que entrar em campo para decidir o título do torneio que já havia ganho há poucos minutos.
- Nem precisou ir para as cobranças de penalidades, porque o campeão confirmou o título vencendo no tempo normal.
- Todo mundo sossegou e todos foram se preparar para a janta e para o tão esperado baile.
- Como de costume, à meia-noite houve o intervalo para que fosse entregue a premiação aos vencedores.
- Quem comandou a premiação? O cara que mandava em tudo, que foi chamando o terceiro colocado, que tinha na realidade tinha sido o vice-campeão, depois chamou o time que havia vencido o torneio por duas vezes seguidas, para receber o troféu de vice-campeão. Finalmente, chamou o representante do time da Rádio Rural para receber o troféu de ‘legítimo’ ganhador do torneio.
- Claro que pipocaram protestos de todos os lados. Ninguém, jamais, tinha visto uma presepada daquela em lugar algum.
- Não pode! Está errado! Onde já se viu um time ganhar duas vezes e ficar em segundo lugar e um time que perdeu duas vezes receber o troféu de campeão?
- O caboclo não se abalou. Esperou apenas diminuir o barulho dos protestos para comunicar ao microfone:
- “O time campeão do torneio é a Rádio Rural e acabou. O torneio é meu e o campeão é o time que eu quiser que seja”.
- E foi assim que a gente voltou para a cidade com um troféu que por direito não nos pertencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário