segunda-feira, março 16, 2020

MRN fecha acesso a Porto Trombetas. Funcionário com suspeita de Coranavírus é isolado

Mineração Rio do Norte decidiu fechar o acesso a Porto Trombetas, no Pará, como medida de prevenção ao coronavírus.

Em comunicado publicado  no site da empresa,a MRN informou  que um de um de seusfuncionários e três familiares chegaram de São Paulo, recentemente, com sintomas  de gripe,  estão em isolamento domiciliar.

A MRN determinou ainda que as aulas em escolas e creches ficarão fechadas no período de 16 a 20 de março.

As equipes administrativas devem trabalhar em casa.

Leia a nota na íntegra

Por medida de prevenção relacionada à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 11 de março de 2020, a MRN informa que, a partir de hoje, 15, adotará algumas ações a fim de resguardar a condição de saúde de seus empregados e familiares, colaboradores contratados e demais residentes e alojados na vila de Porto de Trombetas.

EMPREGADO COM SINTOMAS DE GRIPE

Desde a noite do último sábado, 14 de março, um empregado da MRN e três familiares encontram-se em isolamento domiciliar. O empregado, que viajou de São Paulo a Porto Trombetas no dia 02 de março, apresentou sintomas de gripe. A empresa decidiu adotar o protocolo de saúde relacionado ao COVID-19. A família recebe duas visitas diárias por profissional de saúde treinado e utilizando-se dos equipamentos de proteção adequados. O resultado do teste será conhecido no decorrer da semana.

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES

Por precaução, a Diretoria Executiva da MRN determinou a imediata suspensão de diversas atividades internas e na comunidade de Porto Trombetas, durante o período de uma a duas semanas:

  • Os estabelecimentos educacionais (escola e creches) deverão paralisar as aulas, conforme adotado em diversas cidades pelo país, no período de 16 a 20 de março de 2020. A mesma medida vale para o Clube MEC e todas as suas modalidades esportivas.
  • As equipes administrativas da MRN e contratadas deverão trabalhar em casa, em regime de "home office", a exemplo da decisão da Vale, desde a última sexta-feira, 13, e de outras empresas em todo o mundo.
  • Já as áreas operacionais manterão sua rotina. Casos excepcionais serão tratados pelos líderes da operação com seus empregados diretos.
  • A empresa determinou também o imediato cancelamento de eventos, reuniões e DDS em locais fechados, viagens e treinamentos externos, recebimento de consultores e visitantes, pelas próximas duas semanas (até 29 de março de 2020).

ACESSO RESTRITO À VILA DE PORTO TROMBETAS

Até o final do mês de março, o acesso de pessoas à vila de Porto Trombetas por meio fluvial, terrestre e aéreo será fechado. Casos excepcionais serão tratados individualmente. Ciente do possível impacto desta ação, a empresa já elaborou estratégias e oferecerá o devido suporte a empregados residentes que estejam em férias, tratamento fora de domicílio (TFD) e viagens a serviço. No caso de trabalhadores do regime de turno, em suas saídas e retornos de folgas, a MRN também estudou alternativas e tratará diretamente com as lideranças, empregados dessas equipes e o Sindicato.

ABASTECIMENTO E MANTIMENTOS

O acesso restrito à vila será aplicado somente a pessoas. A medida não impactará na logística e entrega de objetos, suprimentos e mantimentos em Porto Trombetas. Portanto, não há risco de desabastecimento.

MUDANÇAS NA ROTINA

Diante do exposto, a MRN reforça as orientações quanto aos cuidados que deverão ser adotados por todos os moradores e frequentadores da vila de Porto Trombetas: evite qualquer atividade com aglomeração de pessoas em ambientes fechados, como festas e atividades religiosas. Em ambiente aberto, evite também qualquer atividade que gere um contato físico ou mais próximo que 1m (um metro) entre as pessoas. Ao ambiente hospitalar, evite ao máximo expor crianças, idosos ou qualquer pessoa como acompanhante ou paciente, se não houver necessidade, de fato. Informe-se sobre prevenção de contaminação e higienize suas mãos correta e frequentemente. Apesar de preocupante, a empresa orienta que não é necessário pânico e que todas as medidas adotadas refletem a preocupação com o bem-estar dos seus colaboradores.

SOBRE A VILA DE PORTO TROMBETAS

Porto Trombetas é um distrito industrial do município de Oriximiná, oeste do Pará, administrado pela Mineração Rio do Norte, a maior produtora de bauxita do Brasil (matéria prima do alumínio). Está distante a cerca de 2h de lancha, da sede do município de Oriximiná, e a cerca de 6h de lancha, de Santarém. A vila possui alojamentos e casas ocupados por empregados diretos e indiretos da mineradora, parte deles com seus familiares. São mais de 6500 moradores. O Hospital de Porto Trombetas, classificado como "para atendimentos de baixa complexidade", dispõe de 14 leitos.

Fonte: estadonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário