domingo, março 15, 2020

Coronavírus: Alemanha quer impedir que EUA comprem pesquisa para vacina de laboratório local

Coronavirus Segundo jornal alemão, Donald Trump ofereceu dinheiro para que pesquisas sejam transferidas e direitos sobre medicamento sejam exclusivos dos americanos

BERLIM — A Alemanha está tentando impedir que um laboratório que está desenvolvendo uma vacina contra o novo coronavírus seja aliciado para transferir suas pesquisas para os EUA. De acordo com a edição deste domingo do jornal Die Welt, o presidente americano, Donald Trump, ofereceu fundos para a transferência da empresa CureVac. 

A informação foi confirmada neste domingo pelo Ministério da Saúde alemão, que apresentou uma contraproposta para manter a companhia no país.

“O governo alemão está muito interessado em garantir que vacinas e substâncias ativas contra o novo coronavírus também sejam desenvolvidas na Alemanhã e na Europa”, afirmou o ministério, segundo o jornal. “Nesse sentido, o governo está em intensa negociação com a companhia CureVac.

"Procurado pela agência Reuters, uma porta-voz do Ministério da Saúde afirmou que confirmava a reportagem. O ministro do Interior,  Horst Seehofer, disse que a questão seria discutida nesta segunda pelo grupo de crise formado pelo governo para lidar com a pandemia. 

Citando uma fonte anônima, o jornal alemão afirmou que Trump estava tentando garantir o direito exclusivo ao trabalho dos cientistas, e que faria qualquer coisa para conseguir uma vacina para os EUA, “mas apenas para os EUA”.

Procurado pela agência Reuters, uma porta-voz do Ministério da Saúde afirmou que confirmava a reportagem. O ministro do Interior,  Horst Seehofer, disse que a questão seria discutida nesta segunda pelo grupo de crise formado pelo governo para lidar com a pandemia. 

Citando uma fonte anônima, o jornal alemão afirmou que Trump estava tentando garantir o direito exclusivo ao trabalho dos cientistas, e que faria qualquer coisa para conseguir uma vacina para os EUA, “mas apenas para os EUA”.

Karl Lauterbach, epidemiologista e deputado do Partido Social-Democrata, que faz parte da coalizão de governo da chanceler Angela Merkel, tuitou: "A venda exclusiva da vacina para os EUA deve ser impedida a qualquer custo. Capitalismo tem limites".

Na semana passada, Florian von der Muelbe, cofundador e diretor de produção da CureVac, afirmou que a companhia havia iniciado testes com vários tipos de vacinas, e estava selecionando as duas melhores para inciar os testes clínicos. A expectativa é ter uma vacina experimental pronta até junho ou julho, para buscar aprovação de agências reguladoras para iniciar os testes em humanos.

Baseada no estado da Turíngia, a companhia biofarmacêutica é uma das pioneiras no desenvolvimento de medicamentos que fazem uso do RNA mensageiro (mRNA), ácido responsável pela transferência de informações do DNA do núcleo para o citoplasma das células. A ideia é usar essa ferramenta para instruir o corpo a lutar contra doenças.

Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário