terça-feira, fevereiro 18, 2020

STF recebe alerta com informações repassadas pela Polícia Federal sobre risco de ataques a ministros

Presidente do STF, o ministro Dias Toffoli Foto: Jorge William 24-04-2019 / Agência O GloboBRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),Dias Toffoli, alertou na semana passada, por meio de ofício, os colegas sobre o risco de agressão a integrantes da Corte. A ameaça foi descoberta na internet pela Polícia Federal, nas investigações do inquérito aberto no Supremo sobre ataques aos ministros e ao tribunal.

Não é a primeira vez que esse tipo de ameaça é identificado. Diante do ofício de Toffoli, dois ministros do Supremo consultados em caráter reservado pelo GLOBO encararam o episódio como fato corriqueiro. Ambos não pediram reforço na segurança pessoal com a qual já contam diariamente.

A informação sobre o risco de ataque foi repassada a Toffoli pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre ameaças a ministros. O STF não se manifestou oficialmente sobre o assunto, porque as investigações estão sob sigilo.

O inquérito foi aberto em abril do ano passado e suscitou polêmica, especialmente por ser sido instaurado sem a manifestação da Procuradoria-Geral da República. Outro fator de controvérsia é o fato de que o STF investiga pessoas com direito ao foro privilegiado — o que não é o caso das manifestações de ódio detectadas até agora.

Em nota, a PF esclareceu que as ameaças "eram genéricas e não traziam indícios de qualquer planejamento elaborado de possível atentado". No entanto, como forma preventiva infomou ao ministro Alexandre de Moraes, obre a existência das mensagens.

"As investigações, a cargo da PF, seguem em sigilo e tramitam com o objetivo de identificar os responsáveis pela difusão de tais mensagens", diz o texto. 

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário