terça-feira, fevereiro 18, 2020

Preparando os vários Brasis? Separatismo à vista?

Resultado de imagem para fotos do brasil divididoAs loucuras do desgoverno Bolsonaro, com suas medidas e palavreados desagregadores  da historicamente frágil unidade nacional, poderiam energizar os embriões separatistas que, na surdina, vão surgindo e tomando força pela internet em todas as regiões do Brasil.

Em condição crescente, estão neste momento o Nordeste e a Amazônia, com os governadores dessas regiões marginalizados e desclassificados pelo governo de Brasília. O caso mais recente é a completa marginalização dos governadores e de cientistas da Amazônia, retirados da lista de um tal Conselho da Amazônia, presidido pelo vice-presidente Mourão e composto apenas por ministros que pouco ou nada entendem da região.

Na internet já se encontram alguns sites separatistas, incipientes, porém demonstrativos de que a raiva contra o poder central já é uma realidade pública e à procura de mais adeptos. Veja aí alguns desses sites referentes à Amazônia:

Movimento Amazônia independente, com 530 assinantes;
Amazonas independência já, com 322;
Movimento Roraima independente, com 317;
Movimento Separatista do Mato Grosso, com 40.

É pouco? Sim, mas já existem e tanto podem desaparecer como crescer. E, em boa medida, o futuro desses movimentos depende tanto do poder central quanto do eventual surgimento de lideranças regionais preparadas para alavancar o separatismo.

Leia abaixo a lista de movimentos independentistas espalhados pelo território brasileiro, segundo publica a Gazeta do Povo, de Porto Alegre, sede do mais volumoso movimento de separação do Brasil, com mais de 120 mil participantes.

Diz o jornal gaúcho: "Não há unidade federativa ou região do Brasil que não tenha um movimento separatista. Alguns são pequenos: tem poucas dezenas de adeptos. Mas outros contam com dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais. E o maior deles – o Sul é Meu País –tem 122 mil pessoas que acompanham as atividades do grupo. Confira quais são os principais movimentos por independência do país:"

"O Sul é o Meu país, com 122.259 participantes;

O Rio é meu país, com 55.317;

Movimento São Paulo Independente, com 42.561;

Movimento São Paulo Livre, com 22.563;

Movimento República de São Paulo; com 21.579;

Frente Libertária Nordeste Independente, com 12.156;

Movimento Nordeste Independente, com 6.706;

O Espírito Santo é meu país; 6.072;

Grupo de Estudo e Avaliação de Pernambuco Independente, 5.148;

O Rio Grande do Sul é o meu país, 3.271;

Movimento Ceará Meu País, 1.222;

Movimento Minas Gerais Liberta, 715;

Movimento República do Tocantins, 593;

Movimento Mato Grosso do Sul Independente, 571;

Movimento Amazônia independente, 530;

Movimento Brasília Independente 493

Brasília é meu país, 404;

Amazonas independência já, 322;

Movimento Roraima independente, 317;

Movimento Nordeste é Minha Nação, 248;

Movimento Rio Grande do Norte é meu país, 141;

Movimento República de Goiás, 63;

Movimento Separatista do Mato Grosso, 40;

Fonte: Redação. Infografia: Gazeta do Povo, agosto 2017.

Em grande medida o futuro desses movimentos depende da irresponsabilidade do atual governo, que literalmente desmonta as instituições nacionais e que não negará obediência a uma eventual ordem de Washington no sentido de incentivar o separatismo, a fim de transformar o Brasil num país insignificante no mundo, a partir do retalhamento de seu território, transformado em republiquetas de banana, incapazes de fazer frente ao "irmão" do Norte, sua gloriosa peleja de impedir a existência de competidores ao Sul do continente e em toda a América Latina.


Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário