segunda-feira, dezembro 23, 2019

Prudência e caldo de galinha...

Mesmo estando ausente de Itaituba, tenho lido e ouvido algumas críticas a respeito da obra da Rodovia Transamazônica, perímetro urbano da cidade. Não deixa de haver uma certa lógica em algumas críticas podem até ter razão, mas,  outras são apenas pelo prazer de criticar.  Por exemplo: hoje eu li que, de que adiantou todo esse trabalho feito até agora, se tem acontecido um acidente de trânsito após outro. 

Seria ótimo se a gente terminasse o ano sem nenhuma morte nesse trecho da cidade, que já foi o lugar onde mais morriam pessoas no trânsito ,mas, infelizmente, semana passada houve uma fatal, um jovem vítima de ato imprudente no trânsito, o que fez com que a gente não alcançasse essa meta em 2019. Mas, mesmo com esse óbito, só pelo fato de tantas mortes terem sido evitadas, essa obra já se justifica. 

Não é possível as autoridades, nem mesmo as autoridades de trânsito, evitar acidentes, se há tantos condutores de carros, quanto motociclistas, principalmente esses, não se comportam como deveriam se comportar com prudência, com respeito ao outro no trânsito dessa cidade. 

Sempre fui a favor e continuarei sendo a favor dessa obra, por tudo o que já foi dito, por tudo que eu e falei a respeito do assunto e, o que eu espero é que os nossos condutores tenham um pouco mais de tranquilidade, porque numa cidade do tamanho da nossa não se justifica tanta pressa para ir bem ali. Eu mesmo, andando de moto ou de carro, presenciou, 
diariamente, pessoas que me ultrapassam com uma pressa que parece que estão indo apagar fogo, parando  uma ou duas quadras depois.

 Eu fico me perguntando: para que tanta pressa? Para quê? Para ir bem ali e mesmo? 
Mesmo  que você vá mais longe, na hora de fazer uma ultrapassagem é preciso ter muita calma e essa calma, infelizmente, os nossos condutores, ao menos, muitos deles não tem. 

Vamos terminar o ano com um saldo negativo bem inferior ao do ano passado no que diz respeito ao número de mortes. Esse é um dado positivo. Mas, vamos esperar que em 2020 tenhamos condutores mais conscientes.

 Não adianta e não resolve as autoridades tentarem fazer a sua parte, não adianta apenas os outros condutores, aqueles que dirigem, que pilotam com responsabilidade fazerem a sua parte, se um determinado número desses condutores não tomar os devidos cuidados com a sua condução, com seu comportamento no trânsito. 

É sempre bom lembrar o que disse o Rui Barbosa, certa vez :vai devagar, porque eu estou com pressa; então, o melhor é sermos mais prudentes no trânsito, pois, como fiz o ditado, prudência e caldo de galinha não matam ninguém.

Jota Parente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário