sábado, novembro 09, 2019

A cultura da desobediência em Itaituba

A cultura da desobediência é uma característica que tomou conta da população de Itaituba. No transito é onde isso se manifesta de forma mais preocupante, pois ao desobedecer a sinalização das ruas, os motoristas colocam em risco a vida das pessoas que estão trafegando nas vias.
Outra demonstração clara de desobediência, vimos no feriado do Dia Comerciário, quando alguns empresários, descumprindo o acordo feito com a justiça do trabalho, abriram as portas dos seus comércios e nesse caso além de quebrar o acordo, ainda obtiveram vantagem em cima da concorrência que acatou o acordo com a justiça.
A ocupação irregular dos espaços públicos é outra marca que evidencia a cultura da desobediência às leis aqui em Itaituba. As praças, calçadas e a orla da cidade são logradouros que deveriam estar livres para o passeio publico, mas, esses espaços estão tomados de quiosques vendendo tudo o que se pode imaginar, inclusive comida, sem a fiscalização da vigilância sanitária.
É na obra de urbanização do perímetro urbano da rodovia Transamazônica que vemos a maior manifestação de desrespeito às leis, pois ao longo da rodovia quase todos os imóveis avançaram sobre a faixa de domínio da BR, e essa atitude está comprometendo a execução do projeto de urbanização nesse trecho. Curiosamente, quando alguém é punido por desrespeitar a lei, imediatamente essa pessoa passa a se achar vitima de perseguição. Esse é o padrão de comportamento da grande maioria da população de Itaituba.

Weliton Lima – comentário do Focalizando, quinta-feira, 07/11/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário