quarta-feira, outubro 09, 2019

Expectativa de liberação de mais ou menos 1.200 PLGs anima garimpeiros e pode impulsionar a economia da região

Vereador Wescley, com o ministro Onyx Lorenzoni e
com o deputado federal Joaquim Passarinho
De Brasília, vereador Wescley Tomaz

Garimpo do Tapajós terá aproximadamente 1.200 novas PLGs (permissão de lavra garimpeira) que serão publicadas ainda este ano, através de uma força tarefa do Governo Federal.

Isso representará um grande avanço para a atividade garimpeira e para a economia da região do Tapajós, tornando Itaituba de fato e de direito a CIDADE DO OURO.

Itaituba será o município com maior número de PLGs ativas no Brasil, representando mais de 60% das permissões de Lavras do país. Com isso, o Município irá arrecadar mais e os garimpeiros terão mais segurança jurídica. 

A Agência Nacional de Mineração (ANM), já prevendo algum possível conflito com requerimentos de pesquisas utilizados por grandes mineradoras, também já adiantou que irá mediar e autorizar as permissões de lavras, garantindo o direito minerário dos garimpeiros.

É importante ressaltar a força que a manifestação da interdição da BR 163 tem tido em todas essas negociações. E isso é constantemente citado.

Em uma das reuniões da qual participamos, o senador Zequinha Marinho tentou colocar uma pauta relativa ao sul do Pará, tendo sido cortado pelo ministro Onyx Lorenzoni.

Ele enfatizou ao senador, que naquele momento a prioridade eram as reivindicações dos manifestantes que bloquearam a rodovia em Moraes Almeida e das demais lideranças da região, e que o pólo Tapajós é o piloto desse projeto de regularização de garimpos.

Disse Lorenzoni, que no momento oportuno será tratada a questão da mineração do Pará como um todo, assim como do restante do país, mas, o assunto não fazia parte da pauta da referida reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário