quarta-feira, outubro 02, 2019

A saúde de itaituba recebe o outubro rosa com a inauguração do mamógrafo e da revitalização do centro de referência da saúde da mulher.

A imagem pode conter: 2 pessoas
O mês de Outubro chegou abençoado para as mulheres itaitubenses . Aconteceu neste dia 1º a inauguração da revitalização do CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER e de um MAMÓGRAFO. O evento reunião centenas de mulheres para celebrar mais um feito do Governo do Trabalho.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em péOutubro é o mês da CONSCIENTIZAÇÃO DO EXAME DA MAMA, denominado de OUTUBRO ROSA.
            A falta desse exame é uma realidade no Brasil, mas hoje podemos considerar que Itaituba está de parabéns, com a inauguração de um MAMÓGRAFO, que muito vai contribuir para amenizar a angustia de muitas mulheres que necessitam em realizar o exame da mama, que muito contribui para a prevenção do câncer de mama e consequentemente pode salvar vidas.
Uma conquista que teve muitas lutas para que Itaituba fosse contemplada.
A conscientização e perspicácia da necessidade de um MAMÓGRAFO para atender as mulheres itaitubenses partiu através do requerimento da Vereadora Antônia Farias (Antônia Borroló), ao então Deputado Federal Francisco Chapadinha, que por meio de emenda parlamentar encaminhou o pedido junto ao Ministério da Saúde, liberando o recurso ao Governo do Estado.
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e textoDaí em diante passou para a alçada do Deputado Estadual Hilton Aguiar, que usando de suas atribuições, pressionou o Estado na compra do equipamento. Depois de toda a tramitação aprovada, finalmente, Itaituba passa a usufruir do referido aparelho, para o bem comum das mulheres.
É claro que uma coisa puxa a outra, e o Gesto Municipal Valmir Climaco, vendo a importância desse aparelho para o município, tomou os cuidados de revitalizar o Centro de Referencia da Saúde da Mulher, que há décadas estava com suas estruturas físicas comprometidas. E assim, juntando o útil ao agradável, o centro foi todo revitalizado, para atender as mulheres com mais conforto.
Tudo foi programado com muita atenção pelo Secretário de Saúde Iamax Prado, que escolheu exatamente a data de 1º de outubro, ao qual é dedicado aos cuidados da conscientização do exame da mama. E neste dia 1º, o feito foi consagrado. Outubro Rosa dando boas vindas às mulheres, com as reais condições de oferecer o exame da mama.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péUma obra de fundamental importância dessa gestão, que tem oferecido inúmeras políticas públicas tanto na área da saúde, quanto nas demais em prol do bem e da qualidade de vida da população.
           
O 1º de Outubro de 2019 ficará marcado na história de Itaituba, pela inauguração da revitalização do Centro Referência da Saúde da Mulher e em especial pelo ganho desse aparelho de Mamografia, que será de muita utilidade para a saúde da mulher itaitubense.
Após a inauguração, as autoridades se reuniram na Barraca de Eventos, quando puderam se expressar para a população e ressaltaram a importância do aparelho, que trará grandes benefícios em prol da saúde das mulheres itaitubenses, mas também poderá ultrapassar fronteiras, caso outros gestores tenham a mesma visão da importância do exame para as mulheres e firmar parcerias entre as demais prefeituras do alto Tapajós, com Itaituba, para proporcionar o exame também para as mulheres desses municípios. Entre tantas vantagens, podemos classificar como uma benção essa aquisição de tão alto valor para as mulheres.
            Uma observação: As mulheres devem marcar suas consultas nos Postos de Saúde dos seus Bairros e com o encaminhamento em mãos, seguir junto a Secretária de Saúde que de acordo com a demanda irá marcar o dia da sua mamografia.
            Logo em seguida teve também momentos de descontração. Vários profissionais da área da saúde puderam exibir seus trabalhos com a plateia na sua maioria formada por mulheres; Brincando e interagindo em forma de dinâmicas estimulando a autoestima, depoimentos, danças muitos brindes contemplando com sorteio a mulherada que não arredou o pé. O evento foi encerrado com um bom lanche recheado de frutas, sucos e salgados.

ASCOM/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário