quinta-feira, setembro 26, 2019

Reunião, amanhã em Itaituba, com Deputados Federais Vai Discutir Questões do Garimpo. Prefeito Chama a Sociedade Para dar Apoio


Ontem, o prefeito Valmir Clímaco concedeu entrevista coletiva para falar do atual momento da luta pela regularização da atividade garimpeira na região do Tapajós.

A prefeitura tem feito sua parte, concedendo licenças nas áreas onde ela tem competência, e tem acompanhado o esforço das lideranças garimpeiras e políticas da região nas constantes viagens a Brasília para tratar do assunto.

“A prefeitura, até pouco tempo, tinha poderes, junto com o DNPM (ANM) dar certidões de áreas brancas que a gente podia regularizar, mas, o governo do presidente Jair Bolsonaro tirou esse poder da gente.

Eu, o vereador Wescley Tomaz, o secretário de meio ambiente, Bruno Rolim, estivemos em Brasília para tratar junto à Agência Nacional de Mineral do retorno dessa autorização para regularizar novamente.

Como começaram a enrolar e não fazer as coisas direito, houve aquele movimento em Moraes Almeida, durante o qual a gente conversou com o governador Helder Barbalho e com o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni e foi marcada uma reunião em Brasília.

Lideranças de cooperativas, representantes dos indígenas, o vereador Wescley Tomaz e outras pessoas estiveram presentes e ficou definido que no dia 2 de outubro será dada uma decisão sobre esse pedido para que a SEMMA possa voltar a conceder a regularização.

Existe uma pauta bastante extensa, como exploração mineral dentro de áreas indígenas, assim como dentro flonas, a queima dos equipamentos, que deve ser resolvida com a edição de um decreto pelo governo federal ou um projeto de lei para ser enviados ao Congresso.

Está programada uma reunião em Itaituba com a vinda de dois deputados federais no dia 27 de setembro, sexta-feira, no Espaço Português. Virão os deputados Joaquim Passarinho e o deputado Airton Faleiro que vão conduzir os trabalhos.

Deverão participar dirigentes de cooperativas garimpeiras, de sindicatos e outros.

Nós temos que lotar aquele espaço, com garimpeiros e a sociedade de um modo geral, porque Itaituba é um dos raros municípios brasileiros que produzem duas toneladas de ouro que circulam no comércio em geral, o maior empresário até o vendedor de bananas.

Só a região do Crepurizão produz cerca de 600 kg de ouro. Nós temos despesas com manutenção de estradas e escolas, e a prefeitura quer ter a possibilidade de legalizar essas áreas. Mas, para isso, a gente precisa de apoio da sociedade.

Quantos milhões de litros de combustíveis são vendidos somente para o garimpo? Nós pedimos que todos os empresários e toda a sociedade estejam presentes, estejam em peso nessa reunião de amanhã, no Espaço Português para mostrar para o governo federal o quanto é importante essa atividade.

Hoje, 70% dessas duas toneladas produzidas de ouro saem de forma clandestina, contrabandeadas porque o governo não faz a parte dele. A SEMMA precisa ter a autorização para regularizar para que a gente receba os impostos dessa produção.

Repito que eu espero o apoio da sociedade. Vamos deixar de lado divergências políticas ou de qualquer outro tipo para lutar por uma causa que é de todos. E através de vocês que fazem a comunicação para convidar todos para que a gente mostre força aos parlamentares federais que a gente tem força e que defendemos os nossos interesses de forma ordeira.

Falou-se que o pai do presidente Bolsonaro foi garimpeiro e que o presidente iria regularizar o garimpo, mas, temos que sair do blá, blá, blá e partir para a ação.

Amanhã, a partir de 09h30, no Espaço Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário