segunda-feira, setembro 23, 2019

'Estamos discutindo tudo isso sem o Brasil presente', diz Macron sobre ausência de Bolsonaro na Cúpula do Clima

Governador do Amapá, Waldez Góes, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e
Rodolphe Alexandre, presidente da coletividade da Guiana Francesa Foto: Divulgação NOVA YORK — Sem a presença oficial do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron , liderou nesta segunda-feira a principal reunião sobre o futuro da Amazônia , em Nova York. 

O encontro acontece em meio à agenda da Cúpula do Clima nas Organizações das Nações Unidas ( ONU ), na cidade americana. Jair Bolsonaro chega à cidade no começo da tarde desta segunda, e Macron criticou a ausência do governo federal brasileiro na conferência.

— Vamos falar francamente. Estamos discutindo tudo isso sem o Brasil presente. O Brasil é bem-vindo. Todos nós queremos trabalhar — disse o francês, afirmando que busca “soluções políticas” para seguir adiante.

Macron convidou para a reunião governadores brasileiros integrantes do  consórcio dos estados da Amazônia. O governador do Amapá,  Waldez Goés  (PDT), disse que o consórcio da Amazônia Legal, presidido por ele, participaria da reunião como ouvinte e confirmou que havia a expectativa de que os estados amazônicos pudessem discursar, o que não se concretizou. 

Em seu discurso, Macron afirmou que as florestas tropicais estão desaparecendo rapidamente e que as queimadas têm aumentado. Complementou dizendo ter legitimidade para liderar as discussões em função da Guiana Francesa, e criticou a postura do Brasil em relação ao Fundo Amazônia. 

— Vamos falar do Fundo Amazônia. O Brasil nao está levando a sério esses critérios — disse o francês, citando a suspensão das doações de Alemanha e Noruega. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário