segunda-feira, julho 22, 2019

Ficamos mal aos olhos mundo com a reportagem do Fantástico

Essa não foi a primeira, nem terá sido a última reportagem sobre garimpagem de ouro no vale do Tapajós. Quase todas elas com consideráveis danos para a nossa economia.

No que tange ao comércio ilegal de ouro, todos sabem que existe e que é prejudicial, pois, a cadeia produtiva é quebrada no momento em que um negócio desses é fechado.

Não é plausível defender negócios ilegais. São feitos à margem da lei, fazendo com que poucos se beneficiem. Nenhum tributo é recolhido quando isso acontece. Além do uso desse ativo financeiro para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

Tudo isso é verdade, mas, também é verdade que a ausência reguladora da autoridade governamental é a maior responsável por esse estado de coisas.

Se o governo estivesse presente na região, para dar condições ao garimpeiro para se regularizar, se depois de regularizar fosse presente para fiscalizar, em vez de apenas fazer operações espetaculosas de representação, certamente esse setor fundamental para a economia regional funcionaria com maior tranquilidade e transparência.

Enquanto o governo se movimenta como  paquiderme, o mercado negro trabalha com uma incrível rapidez.

Quanto à reportagem, mais uma vez nossa foto ficou borrada, uma vez que a atividade garimpeira foi pintada como predatória e fonte de ilegalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário