sexta-feira, julho 05, 2019

Conferência Municipal de Saúde: delegados defendem retorno de gestão da UPA e Hospital Municipal ao poder público

O retorno da gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e do Hospital Municipal para o poder público foi defendida durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde realizada nos dias 27 e 28 de junho, no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Em votação unânime, os delegados decidiram manter a reivindicação nas propostas levantadas durante o evento e que devem ser encaminhada para o Plano Plurianual do Município. Desde 2017, os hospitais de porta aberta de Santarém são administrados por uma OS, o Instituto Panamericano de Gestão (IPG).

“Uma das proposta discutidas em todos os grupos é que a gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e do Hospital Municipal volte a ser pública. Foi aprovado por unanimidade e deve ser submetida ao Plano Plurianual”, disse Gracivane Moura, Presidente do Conselho Municipal de Saúde.
   
A realização de processo seletivo para agentes comunitários de saúde da área descobertas e ampliação e construção de novas unidades básicas de saúde, além do fortalecimento da atenção básica também foram debatidos.

O aumento do valor da tabela para o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser encaminhado para as Conferências Estadual e Nacional.  “Hoje essa tabela está defasada e precisamos de um olhar melhor de acordo com nossa realidade na Amazônia”, ressalta a representante do Conselho.        

Ainda de acordo com o Conselho, foram realizadas 29 Pré-Conferências entre janeiro e maio na zona rural e urbana, onde foram levantadas as propostas debatidas no evento.

Foram escolhidos 272 delegados dos quais 189 compareceram para a votação. Durante o evento foram escolhidos também as entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde no Biênio 2019-2021. No dia 21 de agosto, deve ser escolhida a nova mesa diretora da entidade que atua no controle social.

Fonte: O Estadonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário