quinta-feira, junho 27, 2019

*Wescley vai levar a Brasília, proposta para incluir grimpeiro na Reforma da Previdência


Atualmente, o garimpeiro precisa mentir para conseguir aposentar-se. Tem que mentir informando que sua profissão é de agricultor. Já foi diferente. O vereador Wescley Tomas (PSC) está trabalhando para incluir uma proposta na Reforma da Previdência. A seu pedido, o setor jurídico da Câmara Municipal de Itaituba está finalizando uma proposta nesse sentido. Segundo o vereador disse ao blog e ao JC, o trabalho está ficando de primeira.
          Wescley – Eu consegui reunir com os deputados Joaquim Passarinho, do Pará, Cleber Verde, do Maranhão e José Medeiros, do Mato grosso, em Brasília. Mostramos a eles a necessidade de se aproveitar essa Reforma da Previdência para incluir o garimpeiro nessa questão da aposentaria, assegurando direitos a eles.
          O garimpeiro trabalha a vida toda no garimpo, e quando vai se aposentar, tem que mentir, tem que dizer que é agricultor. A gente precisa consertar isso. O garimpeiro tem que ter os seus direitos respeitados, tem que ter sua profissão reconhecida.
          No segundo semestre deveremos retornar a Brasília com essa proposta que o setor jurídico da Câmara está preparando, que é muito boa. A ideia foi abraçada pelos três deputados federais que estão nos apoiando. E essa iniciativa da Câmara não é nova. Ela vem desde 209, mas, não avançou. Agora, com a pressão popular, tanto do Mato Grosso, quanto do Maranhão, assim como do Pará, que são três estados que possuem bastante garimpos ativos, a gente espera avançar.
          Blog do JP – Essa proposta tem como alvo principal o pequeno garimpeiro, que tem dificuldade de lutar por seus direitos?
          Wescley – Principalmente os pequenos, porque os grandes não precisam. Os pequenos garimpeiros precisam ter um tratamento diferenciado. Os grandes tem meios de contribuir para terem uma boa aposentadoria. Os pequenos garimpeiros são de fundamental importância para a economia do município, pois, são eles que, vendendo pequenas quantidades de ouro fazem o dinheiro circular no nosso comércio. Temos que nos preocupar com eles.

Matéria completa na edição 248 do Jornal do Comércio, que circulará no começo da *próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário