quarta-feira, junho 12, 2019

Profusão de Moções

Jota Parente
Na edição passada do Jornal do Comércio, foi publicada uma crônica sobre o excesso de homenagens que a Câmara Municipal de Itaituba entrega o ano todo na atual legislatura. Diante das discussões de hoje, cabe muito bem republicá-la, o que faço abaixo.
-------------------------------------------------
Faz tempo que eu acompanho as sessões da Câmara Municipal de Itaituba elogiando quando acho que merece e criticando quando sinto que precisa. Critiquei muito a enxurrada de títulos honoríficos que o poder legislativo distribuiu.
Promotor de justiça ou um novo juiz, mal desembarcava em Itaituba e logo algum vereador apressava-se em homenageá-lo com o título cidadão itaitubense.
A mais elevada honraria do município foi banalizada. Melhorou, mas, ainda está longe de se chegar ao ideal, porque a cada final de ano cada Vereador entrega títulos a duas pessoas que vezes 15, que é o número de edis, somam 30, o que ainda é muito.
Como diz o ditado, nada é tão ruim que não possa piorar. Na legislatura passada criou-se tanta data, que nem deu para memorizar quantas. Só faltou criar o Dia Disso e o Dia Daquilo.
Na atual composição, alguns vereadores especializaram-se em conceder moções de aplausos, que se entrega a todo tipo de atividade ou pessoa.
Esta semana, com a digital do vereador José Belonne, criou-se a Moção de Aplausos para empregadas domésticas. Elas merecem todo o respeito, como toda profissão merece, mas, daí juntar 30 delas, ou de qualquer outra profissão para entregar moções é demais e custa dinheiro do contribuinte.
 que cada Vereador indicará duas é demais como é demais para qualquer outra profissão. Ao menos, se querem fazer, que convidasse uma pessoa para homenagear em nome de todas as outras de determinada atividade. 
Será que a Câmara não tem nada mais importante para fazer?

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário