quarta-feira, maio 22, 2019

Vereadora Maria Pretinha denuncia aterramento da Lagoa do Irajá pela empresa de construção, citando o nome da mesma


Resultado de imagem para fotos da vereadora maria pretinha, itaituba
A vereador Maria Pretinha fez na manhã de terça-feira (21), na seção da Câmara Municipal, um dos seus discursos mais firmes e contundentes de todos os seus mandatos. Ela denunciou que a lagoa do terreno conhecido como Invasão do Irajá está sendo aterrado por uma empresa cujo nome fez questão de repetir seguidas vezes.
“Eu fiz uma visita lá, com uma comissão com outros vereadores, junto com prefeito Valmir Clímaco para verificar a situação. No domingo passado, algumas pessoas foram na minha casa e eu chamei meu esposo para a gente ir lá. Estava chovendo e eu disse que queria ver de perto, queria olhar como que estava.
Eu quis saber como era a lagoa, antes e como está agora. Também procurei saber o que as pessoas que estão sendo prejudicadas estavam achando dessa situação. Fiz várias perguntas; vi uma senhora lavando louça dentro da lagoa. Perguntei se ela tomava banho ali e se bebiam aquela água.
Hoje a lagoa está desse jeito, disse ela, que falou para mim, que a empresa do seu Acari é que está aterrando a lagoa; então, a gente conversou com várias pessoas.
Ali é uma área ambiental, ecológica, onde tem peixe; a gente não pode deixar passar despercebido daquela maneira; então, está na hora dos órgãos no município tomarem providências. Eu conversei com o secretario de meio ambiente, Bruno Rolim. Ele me disse que já tinha notificado, mas, não está sendo atendida a notificação. É preciso de uma ação mais firme para que isso não continue. Não se pode fazer de contas que está tudo bem, que nada está acontecendo, ou que a gente não está vendo nada. Isso aí está acontecendo bem aqui debaixo dos nossos olhos. Temos que ter responsabilidade na defesa das nossas coisas.
Eu estou com um vídeo gravado, dia 19 deste mês, onde caçamba e trator dessa empresa estavam despejando e empurrando o lixo para dentro da lagoa. Isso está errado, isso é crime e tem que ser denunciado, também para o Ministério Público.
Não pode é deixar acontecer o que está acontecendo nessa área ambiental dentro do município de Itaituba, dentro da cidade. Essa lagoa natural. Eu procurei me informar disso. O meu esposo (Alcir) tem imagens no computador. Ele foi puxando as imagens, desde como era antes, até a lagoa começar a ficar daquela maneira, por conta desse aterramento, dessa agressão ambiental. Tem minador na lagoa, que recebe todas as águas do Santo Antônio, Jacarezinho e várias outras águas despejadas lá dentro. É lamentável que isso esteja acontecendo, e nós precisamos reagira, fazer alguma coisa para isso não continuar”, afirmou a vereadora Maria Pretinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário