sexta-feira, maio 17, 2019

Em vez de rir dos erros de português dos cartazes nas manifestações, devemos chorar


68 anos de vida, e vejo um cartaz com conjugação do verbo trazer de forma tão errada (trazerá em vez de trará) Vi outras também.

No lugar de dar rizada dos erros, a vontade é de chorar diante da realizada da nossa educação. Isso não é um problema apenas do governo, mas, de todos nós.

Sou do tempo em que ao concluir o 5ª ano do curso primário a gente saía da escola sabendo as quatro operações, sabendo ler e sabendo fazer uma redação. Tempo em que não havia a facilidade da internet no qual a dificuldade para se ter acesso à informação era muito grande.

Lamento esse tipo de coisa, ao mesmo tempo em que convido para fazermos um “mea culpa” por termos permitido que nossa educação chegasse a esse nível tão baixo.

O comentário feito pelo presidente Jair Bolsonaro a respeito da baixa qualidade da educação que o atual governo recebeu é verdadeiro. Ele não usou metáforas, foi direto ao assunto, acertando no âmago da questão. Entretanto, faltou o presidente dizer o que seu o seu governo pretende fazer para começar a mudar esse quadro.

É para começar, mesmo, porque não será apenas num governo, mesmo que seja de oito anos, que o Brasil voltará a ter uma educação que não nos envergonhe quando comparada com outros países em desenvolvimento, pois, não dá nem para falar de comparação com países do primeiro mundo. Isso que está aí foi construído por muitas décadas seguidas.

A culpa é nossa. Pais omissos, escolas sucateadas, muitos professores descomprometidos com a educação e governos corruptos que roubam o dinheiro público. Todos somos culpados.

O pior de tudo isso é ver que o nosso presidente faz uma análise correta da situação, pelo menos em parte do que falou, mas, no seu governo o Ministério da Educação disputa com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de Damares Alves, qual é o mais atrapalhado.

Esperar que a educação no Brasil melhore com os rumos que os ministros da pasta (porque já está no segundo) tem dado, só mesmo acreditando em milagre.

Mesmo tendo votado nele, eu não esperava muito do governo Bolsonaro, mas, não precisava ser tão ruim como está sendo.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário