segunda-feira, maio 20, 2019

Drª Sirleia Soares dá ponta-pé inicial ao projeto Sorriso Campeão


  A conhecida odontóloga itaitubense, Sirleia Soares, deu início na manhã de hoje, na Escolinha de Futsal Urso Branco, a mais uma etapa do projeto Sorriso Campeão, que tem por motivo principal, levar conhecimento a crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Ao mesmo tempo, o projeto visa a levar atendimento dentário a essa faixa etária nas camadas mais pobres.
Drª Sirleia conversou com a reportagem do blog, dando detalhes desse trabalho...
“Esse projeto Sorriso Campeão, eu desenvolvo desde que morava no Rio de Janeiro, onde a gente sempre tratou de crianças e adolescentes carentes. A partir disso, resolvi implantar aqui em Itaituba, por conhecer as necessidades de muitas crianças que não tem acesso a tratamento odontológico.
Foi fechada uma parceria com a escolinha de Futsal Urso Branco, onde as crianças serão selecionadas para terem acesso a tratamento odontológico. Hoje estamos fazendo palestras e atividades educativas, com aplicação de flúor.
O objetivo é multiplicar a informação sobre o projeto. Eu sempre me preocupei muito com essa fase da Infância e adolescência, porque é a partir daqui que a gente vai formar adultos saudáveis; e não é só nisso: o contexto do projeto Sorriso Campeão quer abranger muito mais, futuramente, mas, para isso, preciso de novas parcerias, preciso de uma estrutura maior.
Seu Daniel, da escolinha, junto com o 53º BIS, colocaram-se totalmente à disposição do nosso projeto. Sábado, a banda do BIS esteve presente na abertura da Copa interna.
Quando a gente tiver mais estrutura, contando com outros profissionais, poderemos avançar ainda mais.
Aqui na escolinha, o projeto terá a duração de um ano, que pode ser renovado. Haverá novas palestras, onde serão feitas orientações sobre as doenças bucais mais frequentes e a partir daí a gente poderá traçar um cronograma, desde a infância até a adolescência.
Quando, futuramente, fizermos a parceria com outras empresas, poderemos levar o projeto a outro público, incluindo adultos”, disse a odontóloga.
O blog perguntou pra a drª Sirleia sobre o atendimento de crianças carentes, fora desse âmbito atual, pelo projeto Sorriso Campeão...
“Vai depender da gente conseguir novas parcerias, mais apoio de empresas. Queremos chegar até essas crianças carentes a começar por escolas públicas. Queremos fazer o acompanhamento da saúde bucal dessas crianças e adolescentes. Isso, também está sendo trabalhado. Estamos estudando e vamos começar a fazer uma triagem das escolas, principalmente as públicas, onde a gente vai ter um maior número de crianças carentes. Irei conversar com diretores e também com empresários. A partir do momento que os empresários puderem ajudar, vamos implementar o projeto nessa futura etapa.
Nesse início da atual etapa do projeto, foram poucos os empresários que colaboraram; foi mais a boa vontade  de amigos conhecidos, e aqui da escolinha, onde nós conseguimos angariar 219 kits de higiene bucal, junto com materiais para fazer uma importante aplicação e orientação em geral de aplicação tópica de flúor, mas, quando forem fechadas parcerias com outras empresas, a partir disso poderemos fazer atividades com maior espectro, envolvendo mais pessoas e com certeza ensinando mais crianças carentes, pois esse é o foco a se trabalhar” disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário