domingo, maio 12, 2019

Com jeitinho, Hilton foi chegando, chegando...


          Jota Parente - O deputado Hilton Aguiar, definitivamente, não leva o menor jeito para ficar na oposição. Justiça se faça, ele foi 100% leal ao ex-governador Simão Jatene até aos 44 minutos do segundo tempo, ou seja, até que estivesse encerrada a disputa eleitoral pelo governo do Estado.
          Toda vez que termina uma eleição majoritária, no caso, para o governo do Estado, na qual o governador de plantão perde, seja ele mesmo o candidato, ou quem ele apoie, o governo praticamente acaba. Entra-se no período de transição e a maior preocupação é tentar fechar as contas para não ter problemas futuros com os tribunais.
          Não é diferente com muitos deputados que se reelegem, quem sabe, a maioria, principalmente aqueles, que como Hilton, não tem perfil de oposição. Entre esses, há os que não perdem tempo, como é o caso do deputado itaitubense, que terminada a eleição começou a mexer os pauzinhos para mudar de lado. Mudar, apenas de lado, não, mas, sobretudo continuar no governo, sempre.
          Sem cacoete de opositor, Hilton foi chegando de mansinho, até conseguir varar a resistência dos que se opunham à sua ida para o grupo comandado pelo senador Jáder Barbalho e por seu filho, o agora governador Helder Barbalho. E pelo jeito, conquistou um lugar à mesa, pois tem conseguido nomear alguns afilhados políticos, tanto em Itaituba, quanto em Santarém.
          De acordo como informou o blog do Jeso, Hilton Aguiar (DEM) tem aumentado o seu cartel de nomeados pelo governador em Santarém. O mais recente foi João Paiva Albuquerque, escalado para gerente do Escritório Regional do Ideflor (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade).
Nesse compasso, Hilton já emplacou também no atual governo, só em Santarém: Marlon Batista, chefe do Grupo de Operação e Fiscalização da Ciretran/Detran; Gerlande Castro, chefe de Endemias/9º Centro Regional de Saúde/Sespa, e Nilson Silva, diretor da URES/9º Centro Regional de Saúde/Sespa.
Numa região tão carente do olhar do governo do Estado, é importante que o deputado Hilton Aguiar tenha se acertado com Helder. Com Jatene ele conseguiu muita coisa para Itaituba, e mesmo que não seja atendido na mesma proporção pelo atual governador, é bom que ele continue se empenhando para trazer benefícios, não só para este município, mas, para a região como um todo.
Por enquanto, as conquistas dele tem sido na área das nomeações, mas, espera-se que não parem por aí. Nomear afilhados políticos é bom para o dono do mandato, mas, não pode resumir-se a isso. Sem esquecer que hoje a situação política é diferente, porque embora o prefeito Valmir Clímaco tenha tido sempre um bom relacionamento com o ex-governador Simão Jatene, de longas datas, com Helder ele tem um canal direto.
A espada de Dâmocles pesa sobre a cabeça do deputado Hilton Aguiar, neste momento de sua vida política. Caso ele venha a perder o seu mandato por problemas na prestação de contas de sua campanha, isso será muito ruim, primeiro, para ele mesmo, segundo, para Itaituba, que pode perder um político experiente. Se isso acontecer, toda a região perderá.
Enquanto isso, o também reeleito deputado Eraldo Pimenta, excetuando algumas nomeações, nada trouxe para Itaituba. É verdade que a votação dele aqui foi menor do que ele e a maioria das pessoas que acompanham política esperavam, mas, com mais de quatro mil votos ele tem um compromisso com este município.
Antes de ser governo, Eraldo era mais presente em Itaituba. Seu cargo de primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa toma muito tempo, mas, está na hora d’ele administrar sua agenda criando espaço para visitar os lugares onde foi mais votado. Itaituba é um desses lugares. Itaituba espera retorno da votação dada a ele.

Matéria publicada na edição 247 do Jornal do Comércio, circulando

Nenhum comentário:

Postar um comentário