quinta-feira, abril 04, 2019

Os questionamento sobre a Copa Ouro


Sempre que se aproxima essa época do ano, começam os questionamentos sobre a Copa Ouro de Futsal. Se é justo ou não, o investimento de recursos públicos para a sua realização, essa polêmica ganhou ainda espaço junto opinião pública, depois que a competição perdeu o seu viés social e excluiu a participação dos atletas de Itaituba.

Para fugir do caráter simplista dessa discussão, seria razoável fazer algumas ponderações a respeito da copa enquanto espetáculo esportivo.

A Copa Ouro ao longo da sua história, contribuiu sobremaneira para a disseminar o futsal, principalmente no meio estudantil; a copa também promove o lazer da população, elevando a sua autoestima tendo projetado de forma extraordinária o nome do município para fora das fronteiras do estado.

Considerando esses aspectos é natural que o governo queira associar a sua imagem ao sucesso deste evento, através de subvenção que é uma forma legal de patrocínio.

Negar esse apoio, como muitos propagam nas redes é abrir caminho para ostracismo do futsal, como aconteceu com o futebol de campo que hoje, se quer possui um local para realizar o seu campeonato.

Sem uma competição do porte da Copa Ouro, o ginásio municipal que já está subutilizado perderá completamente a sua finalidade e corre risco de desaparecer como o que ocorreu com o estádio Olegário Furtado. Por isso mesmo respeitando opiniões contrarias é preciso entender que o esporte e a cultura precisam de incentivo governamental e, em nível municipal, isso deveria estar instituído por lei, pois o esporte e a cultura fazem parte da identidade do brasileiro, ressalvando no entanto, que o dinheiro público tem que ser usado com seriedade e transparência.      

Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando, quinta-feira, 004/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário