terça-feira, abril 09, 2019

Comandante da PM fala sobre programa de proteção a vítimas de violência domésticas


Há três semanas o blog do Jota Parente entrou em contato com o major Pedro Paulo, comandante do Batalhão de Polícia Militar, a respeito de um programa bem-sucedido que a Política Militar do Rio de Janeiro executa.

O programa Guardiões da Paz foi implantado com o objetivo precípuo de combater a reincidência dos casos de violência doméstica contra mulheres por parte de seus companheiros, ou ex-companheiros.

O índice de reincidência caiu de 78,61% para 3,4%.

O major Pedro Paulo gostou muito do programa, e não apenas gostou, como está trabalhando para implantar em Itaituba.

“Eu conversei com o juiz de direito Dr. Romero Tadeu Borja de Melo Filho e com a Drª Caroline Bartolomeu Silva, de Itaituba. Depois disso, encaminhei um expediente para que as medidas protetivas para essas senhoras, essas companheiras por conta de decisões do Judiciário para que a gente possa acompanhar essas medidas na íntegra, fazendo visitas para aquelas mulheres que estão se sentindo ameaçadas.

O objetivo é dar todo o apoio a essas mulheres, não só no aspecto de segurança, como também acompanhar o psicológico, sem ônus para elas”, disse o comandante.

O senhor ficou motivado com os números do trabalho no Rio de Janeiro?
Major Pedro Paulo e Capital Éder Santos

“Sim, os números que nós vimos são impressionantes e incentivadores à expansão do trabalho por todo o país. Aqui, nós já vamos implementar algo semelhante. Estamos aguardando a manifestação do Judiciário, que é totalmente simpático a essa ideia”, afirmou o major Pedro Paulo.

O blog quis saber se há efetivo suficiente para mais esse trabalho...

“Não, não temos efetivo suficiente, mas, a tropa está muito motivada, com muita força de vontade, multiplicando-se para que a gente possa fazer tudo que estamos fazendo. Eu aproveito a oportunidade para agradecer aos policiais, porque, às vezes, até nas suas folgas eles estão se dispondo a trabalhar, e quem ganha com isso é a sociedade.

Existe possibilidade aumento do efetivo?

“Sim, isso faz parte do plano de governo do nosso governador Helder Barbalho. Vai haver um concurso e Itaituba será um polo onde haverá alunos. Estamos aguardando.

Enquanto isso, o trabalho de combate ao crime continua, e até intensificamos. O moto-patrulhamento agora está em tempo integral. Antes, era apenas de dia, mas, agora está nas 24 horas do dia. O trailer está nos bairros mais distantes para dar maior segurança”.

O governador tem dado atenção ao setor de segurança pública, valorizando as forças policiais, de modo especial da PM, que está nas ruas. O comandante acredita que esse apoio vai continuar...

“O nosso governador tem demonstrado sua preocupação com o problema da segurança pública. Temos a Força Nacional, na capital, temos tido uma atenção especial do governo para a Polícia Militar, os policiais em serviço, que tiverem algum problema, agora contam com o apoio jurídico do Estado, se tiverem feito tudo dentro dos padrões, e assim por diante”, finalizou o comandante.

Hoje a PM foi homenageada na Câmara Municipal, com Menção Honrosa entregue ao comandante e ao subcomandante por conta do excelente trabalho que vem fazendo pela segurança pública em Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário