sexta-feira, março 01, 2019

Wescley considera bons os resultados da viagem a Brasília


Resultado de imagem para Fotos do vereador Wescley Tomaz          Semana passada, o vereador Wescley Tomaz esteve em Brasília, onde foi recebido em algumas audiências. Acompanhado do senador Zequinha Marinho e do deputado federal Joaquim Passarinho, o vereador tratou de assuntos de interesse do município. Wescley conversou com a reportagem do blog os resultados da visita.
“Três pontos distintos nós tratamos nessa viagem a Brasília; primeiro, a Transgarimpeira. De 2015 para cá, é a terceira vez que a gente senta com ministros diferentes para falar dessa problemática, e a cada ano vem evoluindo e agora a gente acredita que o ministério vai colocar a nossa conta da eletrificação da Transgarimpeira na universalização do Brasil, o Brasil vai pagar conta para levar energia para Transgarimpeira, só que isso leva tempo, isso ainda leva.
O governo vai tentar viabilizar de forma improvisada, motores para fornecer energia termoelétrica através da Celpa. O governo federal vai doar os motores para Celpa, que ficará responsável por estruturar para que possa a termoelétrica funcionar naquela região.
 Lembrando que é uma luta antiga daquele povo daquela região; são mais de oito mil famílias que estão desassistidas, sem energia, e agora a gente espera avançar nessa pauta.
Tivemos um apoio muito forte do nosso Senador Zequinha Marinho, ele é paraense. O segundo ponto que eu considero bastante importante da nossa visita diz respeito a Agência Nacional de Mineração (ANM), que tem quatro meses de vida, então, nós chegamos no momento certo para discutir com o presidente. Lá, são cinco diretores. Tratamos da delegação de poderes, e eu acredito que, sendo atendida essa pauta que a agente apresentou, Itaituba vai se tornar mais independente, mais autossuficientes na questão das PlGs.
Vamos depender menos de Belém, que o que nós queremos. Dizer com isso, que esperamos conseguir assinar todos os requerimentos de pesquisa, Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), PLG flutuante, coisas sobre as quais ainda não há autonomia para serem tomadas em Itaituba.
Muitas delas, dependemos de Belém, e agora a gente espera avançar com órgão, para que possa dar mais estrutura, tenha servidores no nosso município para não demorar muito o processo de legalização do garimpo.
A gente tá fazendo a nossa parte com os garimpeiros, que sempre demonstraram interesse legalizar, com várias demandas de processo, a gente acredita que esse ano os garimpeiros terão mais facilidade, mais agilidade, diferente daquele processo burocrático e moroso que o antigo órgão tinha.
Para finalizar, tivemos uma agenda política. Nós estamos buscando fazer uma aproximação que eu acredito que ela vai acontecer. O deputado Joaquim Passarinho tem sinalizado vontade de participar do governo de forma mais contundente. Ele falou com prefeito Valmir Clímaco pelo telefone.
Vamos nos encontrar agora meados de março, quando o deputado vai estar colocando equipamentos para o nosso município; caçambas, retroescavadeira, além de emendas parlamentares que Itaituba perdeu com a não reeleição do deputado Chapadinha.
 Através do deputado Passarinho, que é um cara muito bem articulado, muito bem-quisto junto ao governo do presidente Bolsonaro, com certeza vai ser um grande avanço essa parceria entre o prefeito Valmir e o deputado, caso ela venha ocorrer. A gente fica na torcida para que possa dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário