domingo, março 31, 2019

O caso do entrevero entre o prefeito a servidora do SUS: a assessoria da prefeitura dá sua versão


Resultado de imagem para foto da servidora edinalva rodrigues de sousa que foi agredida pelo prefeito valmir, de itaitubaO prefeito Valmir Clímaco convocou uma entrevista coletiva com a imprensa de Itaituba para amanhã às 10 horas, no Paço Municipal. Na ocasião, ele falará o entrevero com a servidora pública Edinalva Rodrigues de Sousa, ocorrido na tarde de sexta-feira, 29 de março.

O fato ganhou grande repercussão nas redes sociais, tendo o prefeito recebido uma enxurrada de críticas, especialmente por ter preferido manter o silêncio até ontem, quando sua assessoria emitiu uma nota dando sua versão do acontecido.

A versão inicial dava conta apenas de que Valmir havia agredido verbalmente a servidora lotada do SUS, que teria rebatido. E por conta disso, até mesmo coisas que não foram ditas na discussão foram postadas.

O caso foi parar na 19ª Seccional de Polícia, mais precisamente, na Delegacia da Mulher e provavelmente chegará ao Ministério Público.

Na versão da assessoria, durante atendimentos rotineiros na SEMDAS, uma senhora beneficiária dos programas sociais da assistência desmaiou enquanto aguardava sua vez de ser atendida. Solange Aguiar, Secretária de Assistência Social, que estava no local no momento do acontecido, rapidamente ligou para o SAMU solicitando uma viatura para atender a idosa. No entanto, diz a nota da prefeitura, a atendente, de forma grosseira, informou que a viatura estava sem combustível e que a solicitante deveria ligar para o Corpo de Bombeiros.
Após a senhora ser atendida pelo Corpo de Bombeiros, Solange Aguiar, então, comunicou o caso da suposta falta de combustível ao prefeito, o qual entrou em contato com o secretário de saúde e em seguida decidiu ir pessoalmente verificar a situação no SAMU. 

Ao chegar no SAMU, o prefeito constatou que uma viatura estava quebrada, outra ambulância estava com 1/4 do tanque preenchido e a outra estava com o tanque cheio. Desta forma, ele não entendeu o porquê de a atendente ter dito que as ambulâncias estavam sem combustível para atender a ocorrência na SEMDAS.

O prefeito foi tratado com truculência por parte da SERVIDORA PÚBLICA EDINALVA RODRIGUES DE SOUSA, que inclusive, após repercussão do caso, recebeu diversas críticas por parte de pessoas que foram solicitar pessoalmente socorro do  SAMU para alguma diligência semanas atrás. 

Segundo o prefeito e testemunhas que estavam no local, a servidora disse que não tinha obrigação de olhar marcador de combustível das viaturas e  tinha certeza que não era a mãe dela que estava precisando de atendimento, pois a mesma estava em casa. Por esta razão, ela não chamaria o motorista para atender a ocorrência na SEMDAS.  Além do mais, ressaltou que o prefeito não poderia fazer nada, uma vez que a referida é CONCURSADA. 

O prefeito, por sua vez, não compreende o porquê de a referida servidora tê-lo tratado mal e também à secretária da SEMDAS que solicitou socorro, uma vez que todos os servidores (de todas as pastas da prefeitura) estão com o salário em dias e com condições adequadas de trabalho. Segundo ele, o que fica nítido é a falta de amor ao próximo, falta de boa vontade de alguns servidores públicos. Pois se a pessoa trabalha diretamente com vidas em risco, ela deveria ter no mínimo compaixão e tentar ajudar o seu irmão que está necessitando de auxílio. 

Valmir ressaltou, ainda, que QUEM PAGA OS SERVIDORES é o PRÓPRIO POVO, então estes necessitam e tem total direito de ser bem tratado, seja na Secretaria que for. 

É importante que todos saibam dos dois lados da história, pois veiculou na mídia informações inverídicas sobre o caso. 

Desta forma, o prefeito pede que todos os servidores públicos tratem bem quem for solicitar algum atendimento ou serviço, pois todos têm direito a isso, seja na SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO, seja o que for. 

E, além disso, não sabe-se porque algumas pessoas estão criticando a atitude do prefeito de ir ao local verificar pessoalmente o acontecido, pois isso mostra que ele é um gestor preocupado com seu povo, que busca sempre resolver as situações da maneira mais sábia possível, para que todos tenham melhor qualidade de vida, principalmente quando a pessoa procura assistência médica, pois doença não espera. Então, se as ambulâncias estavam abastecidas e tinha motorista disponível, o atendimento deveria ter sido imediato.

O prefeito pede, ainda, que a pessoa que for mal atendida em qualquer setor da prefeitura, que procure o secretário ou o próprio prefeito para denunciar o abuso, para que todas as providências sejam tomadas com relação a este servidor, finaliza a nota.

Pode não ser o modo mais correto de resolver as coisas. O certo seria acionar o secretário de Saúde Iamax Prado, ao qual caberia a responsabilidade de   solucionar o caso. Mas, certo ou errado, esse é o jeito Valmir de administrar.

A servidora Edinalva Rodrigues de Sousa foi transferida pela Secretaria de Saúde para prestar serviço no posto do bairro da Floresta.

Resta às autoridades apurar o fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário