segunda-feira, março 11, 2019

GOL suspende voos com avião semelhante ao que caiu na Etiópia

Boeing 737 MAX 8 operado pela GOL: voos suspensos após acidente com avião da Ethiopian Airlines Foto: Divulgação
 SÃO PAULO (O Globo) - A GOL Linhas Aéreas informou na noite desta segunda-feira que suspende a partir de hoje, temporariamente, os voos de suas aeronaves 737 MAX 8, modelo semelhante ao que caiu no domingo na Etiópia , matando as 157 pessoas a bordo. A companhia tem 121 aeronaves da Boeing, sendo sete do modelo que sofreu o acidente. A decisão acontece depois de China, Indonésia e Etópia suspenderem os voos com esse modelo de aeronave e de a Agência Federal de Aviação, do governo americano, determinar que a Boeing faça modificações no projeto da aeronave. 

Os passageiros com viagens previstas nesse tipo de aeronave serão comunicados e reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas, como a Delta Air Lines, uma de suas parceiras. A central de informações da GOL também permanecerá à disposição pelo telefone 0800 704 0465. A empresa informou ainda que continuará operando os destinos internacionais de longo curso com os aviões Boeing 737 NG, sem previsão de cancelamento na malha. 

A companhia também relatou que desde o início das operações com o 737 Max 8, em junho de 2018, já realizou 2.933 voos, totalizando mais de 12.700 horas, "com total segurança e eficiência".  Diz ainda: "A GOL reitera a confiança na segurança de suas operações e na Boeing, parceira exclusiva desde o início da companhia em 2001, e esclarece que está acompanhando de forma intensiva todos os fatos, que permitam o retorno das aeronaves às operações regulares da companhia no menor espaço de tempo possível".  

A decisão de suspender os voos foi, segundo a companhia,  previamente comunicada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabelece as regras para a Aviação Civil no Brasil. 

Mais cedo, autoridades de China, Indonésia e Etiópia, além de uma companhia aérea sul-africana e da AeroMéxico, suspenderam os voos do Boeing 737 MAX 8, modelo que sofreu duas quedas em menos de seis meses, levantando dúvidas sobre a segurança da aeronave. 

O Boeing da Ethiopian Airlines caiu seis minutos depois de decolar, perto de Adis Abeba, a capital etíope, no domingo. A descoberta da caixa-preta deve ajudar a descobrir a causa do acidente. Um Boeing 737 MAX 8 da Lion Air caiu no Mar de Java pouco depois de decolar de Jacarta em outubro, matando todas as 189 pessoas a bordo. As causas ainda são desconhecidas. 

"Embora ainda não saibamos a causa do acidente, tivemos que decidir suspender a frota em particular como medida extra de segurança", disse a Ethiopian Airlines. A companhia tem outros quatro aviões 737 MAX 8, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24,  e ainda espera outras 25 unidades já encomendadas. A China, por sua vez, detém quase cem unidades do Boeing 737 MAX 8, mais de um quarto da frota global, que agora estão paralisadas. A AeroMéxico, maior companhia aérea do país, tem seis aeronaves desse modelo. Na Argentina, a Associação de Pilotos de Linhas Aéreas recomendou que seus associados não decolassem com aviões do modelo acidentado. 

No Brasil, a GOL é a única companhia que tem aviões deste modelo, com sete unidades em rota preferencial para Estados Unidos, América do Sul e Caribe. Mais cedo, antes de a GOL anunciar sua decisão, a Fundação Procon   de São Paulo pediu para a companhia suspender "imediatamente" as operações de todas as aeronaves d o modelo 737 MAX 8, "para prevenir futuros acidentes". 

No fim da tarde desta segunda, a Agência Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês) anunciou que vai determinar que a Boeing faça modificações nos modelos 737 MAX 8 e 737 MAX 9, inclusive no sistema de controle MCAS, além de atualizações nos treinamentos e manuais até abril de 2019. A agência, no entanto, optou por manter as aeronaves voando. 

"Relatórios externos estão buscando semelhanças entre este acidente e o acidente da Lion Air Flight 610 em 29 de outubro de 2018", disse a FAA, como a agência é conhecida em sua sigla em inglês, em comunicado. "No entanto, esta investigação apenas começou e, até a data, não recebemos dados para tirar quaisquer conclusões ou tomar quaisquer medidas." 

O Boeing 737 MAX 8 foi lançado em 2017 como uma versão tecnologicamente mais avançada, com menor consumo de combustível, do popular 737. O 737 MAX — que tem na sua frota unidades de quatro tipos, com séries numeradas de 7, 8, 9 e 10 — se tornou o avião mais vendido na história da Boeing. 

As ações da Boeing chegaram a cair 11% nesta segunda-feira, a maior queda em três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário