Blog do Jota Parente

domingo, março 03, 2019

Dispara procura por vacina contra meningite após morte de neto de Lula, mas valor assusta

 Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Lula, morreu aos 7 anos de idade vítima da meningite meningocócica. O menino foi levado para o hospital na manhã de sexta-feira (01) e algumas horas depois veio a óbito. Pais de todo Brasil ficaram desesperados e saíram em busca de informações sobre a vacina contra a meningite e muitos estão procurando as clínicas para vacinação.

Ao todo são 12 tipos de meningite meningocócica, porém, as que mais prevalecem no Brasil são os tipos: A, B, C, W e Y. Na rede pública de saúde só é oferecida a vacina contra o tipo C e quem quiser imunizar os filhos das outras formas da doença será preciso pagar a dose em alguma clínica particular e o valor é alto. 

Em São Paulo, por exemplo, houve um aumento na procura por clínicas particulares, em busca da vacina que está custando na média de R$ 575. 

Muitos pais alegam que não estavam preparados para este gasto extra agora, mas estão buscando alguma forma de garantir a segurança dos filhos. 

Uma clínica chegou a aplicar em menos de 48 horas, mais da metade do estoque que tem para o mês de fevereiro e acredita que a busca tende a crescer na próxima semana e após o carnaval. Já foram utilizadas mais de 140 doses do tipo B e 400 doses da conjugada quadrivalente.

Médicos alertam aos pais que não há motivo para entrar em pânico e que as pessoas costumam ficar desesperadas quando um fato assim acontece, quando na verdade deveriam ficar atentos o ano todo.  

Os pais que estão mantendo a caderneta de vacinação dos filhos em dia não têm o que preocupar. Esta corrida em busca da vacina contra meningite mostra que os brasileiros continuam não dando atenção a um assunto seríssimo e que pode causar perdas irreparáveis. 

Fonte: EWS News

Nenhum comentário:

Postar um comentário