terça-feira, março 19, 2019

Bolsonaro volta atrás: 'Maioria dos imigrantes tem boas intenções'

O presidente Jair Bolsonaro diante da Blair House, em Washington: equívoco sobre imigrantes Foto: Jussara Soares WASHINGTON (O Globo) - Em entrevista após deixar a Casa Branca, onde se encontrou com Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro corrigiu uma declaração que dera na véspera em entrevista à Fox News. 

Falando com Shannon Bream na emissora fortemente identificada com o presidente americano, Bolsonaro havia declarado que "A grande maioria dos imigrantes em potencial não tem boas intenções nem quer o melhor ou fazer bem ao povo americano". 

De volta da Casa Branca à Blair House, onde está hospedado na capital americana, Bolsonaro disse que se equivocou: —  Uma boa parte tem boas intenções, a menor parte não. Houve um equívoco da minha parte, peço desculpas. Agora tem muita gente que está de forma ilegal aqui e isso uma questão de política interna deles, não é nossa. Então, gostaria que no Brasil só tivesse estrangeiro legalizado, não de forma ilegal como existe muita gente no Brasil. Me desculpe mais uma vez o equívoco, o ato falho que cometi no dia de ontem. 

Na entrevista de segunda-feira à noite à emissora americana, Bolsonaro afirmara ainda que gostaria que "os EUA levassem adiante a atual política de imigração", acrescentando que "em larga medida nós devemos a nossa democracia no Hemisfério Sul aos Estados Unidos". 

A questão migratória tem despertado controvérsia desde o fim de semana. No sábado, na véspera da chegada do presidente a Washington, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que os brasileiros que estão em situação migratória irregular fora do país são uma “vergonha nossa” 

— Um brasileiro ilegalmente fora do país é problema do Brasil, isso é vergonha nossa, para a gente. Uma pessoa, um brasileiro que vai para o exterior e comete qualquer tipo de delito, eu me sinto envergonhado — afirmou Eduardo Bolsonaro. — Por exemplo, quando foram para a Indonésia e condenados à morte aqueles traficantes, eu fiquei com vergonha, poxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário